Juiz Ordinário do Concelho de Mondim da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/JUD/JOMDB
Title type
original
Date range
1765-07-23 Date is certain to 1862-06-11 Date is certain
Dimension and support
3 liv.
Extents
3 Livros
Biography or history
Mondim constituiu, desde tempos medievais, um feudo do convento de São João de Tarouca. Nele se formou a instituição municipal que a influência monástica manteve e desenvolveu através dos séculos, regendo-se os seus moradores na regra de autonomia administrativa e judicial sob o senhorio da Ordem de Cister.

Por tal facto, o concelho não teve foral antigo, o que ocasionou contínuas desinteligências sobre os foros pagos ao Convento. Com vista a extinguir a contenda D. Manuel I outorgou-lhe foral, a 20 de Agosto de 1517.

O concelho estava ligado a Sever, constituindo um único espaço judicial. A casa da câmara, tribunal e cadeia funcionavam, no entanto, em Mondim, em torno do largo onde, em 1706, se levantou o pelourinho.

No século XVIII era já um concelho da coroa e estava judicialmente integrado na comarca de Lamego. Exerciam a administração concelhia e a justiça de primeira instância um juiz ordinário, um almotacé, três vereadores, um procurador do concelho e três tabeliães.

Em 1836 viu o seu território ampliado com as freguesias da Ucanha, Cimbres, Granja Nova, Salzedas e Vila Chã de Cangueiros, sendo, então, integrado na recém criada comarca de Moimenta da Beira.

O concelho foi extinto em 26 de Junho de 1896 sendo as suas freguesias divididas pelos concelhos de Armamar e Moimenta da Beira. Nesta altura é também extinto o concelho de Tarouca. Dois anos depois, este é restaurado passando a integrar, então, quase todas as freguesias de Mondim.
Custodial history
Foi incorporado no ADV juntamente com a documentação do Cartório Notarial de Lamego.
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por dois livros de róis de culpados e um livro de autos de corpo de delito e de querelas
Arrangement
Cronológica, por série
Access restrictions
Comunicável
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia e inventário
Creation date
3/12/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/30/2012 9:52:04 AM