Julgado do Sátão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/JUD/JULSAT
Title type
original
Date range
1780-02-21 Date is certain to 1936-06-05 Date is certain
Dimension and support
181 liv.
Extents
181 Livros
Biography or history
Julgado instituído pelo Decreto-Lei de 28 de Dezembro de 1840, fazia parte da comarca de Viseu e incluía os distritos dos juízos de paz de Ferreira de Aves, Romãs, Vila Boa, Ladário e Vila da Igreja.

Este julgado persistiu até 1876, ano em que, finalmente, foi criada a comarca do Sátão que, além do território municipal, abrangia as freguesias de Queiriga, Fráguas, Barrelas e Alhais do actual concelho de Vila Nova de Paiva e a freguesia de Pinheiro de Aguiar, do concelho de Aguiar da Beira.

Em 1927, juntamente com outras, foi suprimida a comarca do Sátão restando-lhe apenas o julgado judicial. Só voltou a ser restabelecida definitivamente em 1973.
Custodial history
Foi incorporado no ADV juntamente com a documentação do Tribunal da Comarca de Viseu
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por livros de multas de indemnização e imposto de justiça, registo de custas judiciais, registo de salários, livros de posse dos magistrados, escrivães e mais empregados, livros de termos de juramento dos chefes e cantoneiros, livros do contador, inventários do cartório, registo de emaçados, autos de visita às cadeias, protocolo de entrada e saída dos processos, registo de entradas das participações vindas da polícia e de outras autoridades, livros de distribuição das escrituras, livros da porta, registo das actas das reuniões e deliberações do tribunal da tutoria de infância, registo de inventários orfanológicos, registo de processos correccionais, processos crimes e querelas, registo de sentenças proferidas em processos eleitorais e registo de articulados e sentenças.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Comunicável
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia e inventário
Creation date
3/11/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/26/2012 2:54:20 PM