Julgado de Vila Cova a Coelheira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/JUD/JULVCC
Title type
original
Date range
1876-10-01 Date is certain to 1877-05-09 Date is certain
Dimension and support
2 liv.
Extents
2 Livros
Biography or history
Vila Cova à Coelheira teve foral em 1514, subsistindo como concelho até á grande reforma administrativa de 1834. É, então, integrado como freguesia no concelho de Fráguas. Em 1898 passa a fazer parte do novo concelho de Vila Nova de Paiva.

Judicialmente fica, a partir de 1840, integrado no julgado de Fráguas e na comarca de Castro Daire. No entanto, a lei de 16 de Abril de 1874 determina a reforma das circunscrições judiciais. São pedidos aos governos civis informações para tal intento. No que respeita à comarca de Castro Daire, Vila Cova à Coelheira passa a ser a localidade proposta para sede de julgado substituindo a vila de Fráguas, com o argumento de que era a povoação mais populosa do concelho. Fráguas continua, porém, a ser a sede de concelho incluindo as localidades de Alhais, Barrelas, Fráguas, Pendilhe, Touro e Vila Cova à Coelheira.

Nesta lei propõem-se como julgados, também, as localidades de Castro Daire, Mezio, Mões e Parada de Ester, das quais não existe documentação conhecida.
Custodial history
Foi incorporado no ADV juntamente com a documentação do Tribunal da Comarca de Castro Daire.
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por autos de queixa e julgamento de causas cíveis não excedentes a dois mil reis e denúncias e julgamentos de causas sobre crimes, polícia municipal ou transgressões de posturas
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Comunicável
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia e inventário
Creation date
3/11/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/26/2012 2:56:53 PM