Convento de São Cristóvão de Lafões

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/MON/CVSCL
Title type
original
Date range
1826-08-27 Date is uncertain to 1834-01-26 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
O Convento de S. Cristóvão de Lafões, também conhecido por Real Mosteiro de São Cristóvão de Lafões, encontra-se a cerca de 10 km da vila de São Pedro do Sul. Com brasão coroado da Ordem de Cister em Portugal, teria sido fundado na segunda década do século XII por D. João Peculiar, que viria a ser Bispo do Porto e, posteriormente, Arcebispo de Braga.

Começando por ser da regra de São Bento, cedo os monges de São Cristóvão teriam abandonado essa ordem para ingressarem na de Cister.

É provável que Frei João Cerita teria sido o primeiro abade de São Cristóvão de Lafões.

Foi um convento muito rico em propriedades e possuía um valioso cartório. Este, segundo Alexandre Herculano, ter-se-ia perdido num incêndio que, em 1843, destruiu uma das alas do Seminário de Viseu.

Em 1532 seria já notória a decadência do mosteiro. Era geral a má administração nos mosteiros da Ordem de Cister, daí que o Papa São Pio V, por bula de 26 de Outubro de 1567, unisse em Congregação os mosteiros cistercienses portugueses, constituindo Alcobaça cabeça da Ordem.

Depois de extinto, em 1834, esteve na posse de vários proprietários. Actualmente, graças ao empenhamento do seu novo dono, todo o edifício conventual se encontra restaurado.
Custodial history
Oferta do escritor Aquilino Ribeiro em 1936
Acquisition information
Oferta
Scope and content
Constituído por documentação relativa a património
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia, inventário e catálogo
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/30/2012 2:27:10 PM