Convento de São Francisco de São João da Pesqueira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/MON/CVSJP
Title type
original
Date range
1581-03-07 Date is certain to 1928-08-08 Date is certain
Dimension and support
23 liv.; 28 doc.
Extents
23 Livros
Biography or history
O Convento de São Francisco de São João da Pesqueira, de frades terceiros regulares da ordem de São Francisco, congregação do afecto da rainha D. Maria I, fica na antiga freguesia de Santiago, hoje anexada a São João da Pesqueira. O Convento foi erigido a 20 de Janeiro de 1581, com licença de D. António Teles, bispo de Lamego, e do Conde Luís Álvares de Távora.

Por comissão do provincial, Frei Fernando, de Lamego, tomou posse Frei Gonçalo Guedes. Em 1587, o cardeal Alberto, arquiduque de Áustria e vice-rei de Portugal, durante o domínio castelhano, tendo rivalidades com os frades terceiros regulares, incumbiu o Dom Abade de Alcobaça, Frei Guilherme da Paixão, de visitar os conventos da Ordem. Da visita ao Convento de São João da Pesqueira disse, no relatório, que achou nele 16 frades e o mosteiro muito pobre, povoado de muita paz, obediência e grande pobreza.

Este Convento tem o sexto lugar na Congregação. Distinguiu-se Frei Baltazar da Piedade, modelo de virtude heróica, que morreu em 1611, aos 112 anos e com fama de santo.

O Convento é, actualmente, propriedade particular da Quinta do Convento.
Custodial history
Documentação entrada no Arquivo aquando da sua criação, em 1932
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por documentação relativa a administração eclesiástica, património, administração patrimonial e jurisdição secular
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia, inventário e catálogo
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/30/2012 2:27:45 PM