1.º Oficio Notarial de Lamego

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NLMG01
Title type
Controlado
Date range
1565-11-23 Date is certain to 1908-02-10 Date is certain
Dimension and support
198 liv.
Extents
198 Livros
Biography or history
Cidade antiquíssima, foi reconquistada definitivamente em 1057. Foi em Lamego que teriam decorrido as Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. É sede de diocese, a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito. Na cidade e sede de concelho de Lamego, em 1758, estavam sedeados sete ofícios de tabeliães (Memórias paroquiais, vol. 19, nº 42, p. 318). O 1º ofício esteve entregue sucessivamente aos tabeliães: Abílio Augusto Pereira Ramalho, Agostinho José Pereira Osorio, Alexandre Azevedo e Matos, Alexandre de Azevedo Matos e Sousa, Ambrósio Varela, António da Fonseca Teixeira, António de Góis, António de Moura Seco, António Pinto Aires de Lemos, António dos Santos, António José de Queirós Coutinho, António Rodrigues, Bernardino dos Santos, Bernardino Luís da Costa, Diogo de Morais, Domingos Sequeira Coelho, Francisco de Almeida, Francisco de Moura Coutinho, Francisco Guedes Pinto, Francisco Monteiro, Francisco Pereira Monteiro, Gaspar da Rocha Dinis, Henrique Augusto da Costa Ferreira, Herculano José da Costa Lobo, Inácio José Ferreira, João Batista Queirós Coutinho, João de Moura Coutinho, João dos Santos, João Lobo Pimentel, João Luís da Rocha, João Pinto de Magalhães, João Rodrigues de Oliveira, Joaquim Cardoso Pereira Lobo, Joaquim Mendes de Magalhães, Joaquim Mendes de Magalhães Júnior, José António de Carvalho Freire, José António Pinto, José da Silva Artilheiro, José da Silva Espenica, José de Carvalho Peixoto Guimarães, José de Sequeira Pereira, José Ferreira, José Inácio de Magalhães, José Joaquim Vilas Boas, José Lino de Carvalho Matos, José Paulo Freire de Miranda, José Ribeiro de Carvalho, José Rodrigues Moreira, José Tomás Nunes de Aguiar, Júlio Mendes da Rocha Dinis, Leandro Luís, Luís da Cunha, Luís Lopes Roseira, Manuel Alves de Carvalho, Manuel Cardoso Coutinho, Manuel da Costa, Manuel da Rocha Rebelo, Manuel de Macedo Teixeira, Manuel de Moura Almeida Seco, Manuel de Oliveira, Manuel Joaquim de Mesquita, Manuel Leitão, Manuel Pereira da Silva, Manuel Rebelo Teixeira, Manuel Rodrigues de Faria, Manuel Teixeira da Silva, Miguel Francisco Guedes, Miguel Teixeira de Carvalho e Nuno Pinto da Fonseca Osório.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Lamego, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Lamego e incorporada no Arquivo Distrital de Viseu, em 1954.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, sinais, reconhecimentos de letra e assinaturas e às sub-séries sinais de particulares, reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa e reconhecimentos de letra e assinatura.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de Britiande, Oficio Notarial de Cambres, Oficio Notarial de Medelo, Oficio Notarial de Penajóia, Oficio Notarial de Sande, Oficio Notarial de Tarouca, Oficio Notarial de Ucanha, Oficio Notarial de Valdigem, Oficio Notarial Várzea da Serra e Oficio Notarial de Vila Nova de Souto d’El Rei e 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º Oficio Notarial de Lamego.
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
4/3/2014 10:51:00 AM