Cartório Notarial de Moimenta da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNMBR
Title type
Atribuído
Date range
1900-01-22 Date is certain to 1960-04-29 Date is certain
Dimension and support
397 liv.; 243 mç.
Extents
397 Livros
243 Maços
Biography or history
Moimenta da Beira é uma vila, sede de um município. O topónimo principal do concelho é composto por dois elementos, sendo que "Moimenta" se trata do plural de "monumenta", no sentido de edificação funerária, o que pode querer indicar a presença de uma necrópole dos povos proto-históricos. O segundo elemento toponímico refere-se à região da Beira, onde se insere o concelho.

As origens do território que constitui o atual concelho remontam a épocas distantes. Contudo, a história do município de Moimenta é relativamente recente pois, só em 1896, estavam definitivamente marcados os contornos geográficos do atual concelho de Moimenta da Beira.Por Decreto de 30 de agosto de 1900, publicado em 6 de setembro de 1902, é criado o mapa do número e sedes dos lugares de notário em cada uma das comarcas. Na comarca de Moimenta da Beira foram criados dois lugares de notário, um na sede e outro em Sernancelhe. No Cartório Notarial de Moimenta da Beira exerceram funções os seguintes notários: José Teixeira Rebelo, Artur da Silva Barradas, Joaquim Augusto Pinto de Azevedo, Manuel Abranches Martins e Alberto da Costa Pinto.
Custodial history
Livros entrados no Arquivo por incorporações do Cartório Notarial de Moimenta da Beira, de 1990 e 1994
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de testamentos, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, depósito de testamentos cerrados, documentos respeitantes aos livros de notas, sinais, reconhecimentos de letra e assinatura, Registo da apresentação dos protestos e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.

Arrangement
Cronológico
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia e inventário
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
4/2/2014 2:23:09 PM