Cartório Notarial de Sátão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNSAT
Title type
Formal
Date range
1913-06-22 Date is certain to 1976-01-07 Date is certain
Dimension and support
397 liv., 362 mç.
Extents
397 Livros
362 Maços
Biography or history
Remonta ao princípio do século XII, com a designação de Santa Maria do Sátão. Nos finais do Século XVI, desmembrou-se em duas: Vila de Igreja e Mioma, ambas do mesmo concelho de Sátão. E isto durante trezentos anos. Em 1834 dá-se a união dos concelhos anteriores. Só em 1951 é que desapareceu oficialmente a designação de Vila de Igreja para a sede e freguesia e, ficou a designar-se Vila, Freguesia e Concelho de Sátão. O Decreto de 30 de agosto de 1902, publicado no Diário do Governo em 6 de Setembro, fixa dois lugares de notário na comarca de Sátão, um na sede de comarca e outro em Vila Nova de Paiva. No Cartório Notarial de Sátão exerceram funções os seguintes notários: Joaquim do Amaral Gomes, Hilário de Almeida Pereira, Maria Teresa Demar Figueiredo Pereira e Abel Martins de Lima.
Custodial history
Documentos na posse do Cartório Notarial de Sátão até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Sátão e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1970 e 1998.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar e registo de procurações, substabelecimentos e revogações.
Arrangement
Ordenação cronológica dentro da série documental respectiva.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de Gulfar, 1.º Oficio Notarial de Ferreira de Aves, 2.º Oficio Notarial de Ferreira de Aves, 3.º Oficio Notarial de Ferreira de Aves, 1.º Oficio Notarial de Rio de Moinhos, 2.º Oficio Notarial de Rio de Moinhos, 1.º Oficio Notarial de Sátão, 2.º Oficio Notarial de Sátão, 3.º Oficio Notarial de Sátão.
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
4/2/2014 2:32:32 PM