Cartório Notarial de São João da Pesqueira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNSJP
Title type
Formal
Date range
1931-01-10 Date is certain to 1975-05-06 Date is certain
Dimension and support
223 liv., 170 mç.
Extents
223 Livros
170 Maços
Biography or history
São João da Pesqueira, vila, sede de concelho e de comarca, a partir de 1841. Por Decreto de 30 de agosto de 1900, publicado em 6 de setembro de 1902, é criado o mapa do número e sedes dos lugares de notário em cada uma das comarcas. Aquele diploma estabelece dois lugares de notário na comarca de São João da Pesqueira, um na sede e outro em Trevões. No Cartório Notarial de São João da Pesqueira exerceram funções os seguintes notários: Leopoldina Celeste Rua Gamboa, Carlos Emílio Menezes e Mello Vaz Sampaio, José Duarte de Almeida, João Alves Pereira, João Luís Pereira e Veiga, João de Deus Tulha, José Luís Coelho e Ludovino António Fernandes.
Custodial history
Documentos na posse do Cartório Notarial de São João da Pesqueira até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de São João da Pesqueira e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1989 e 1996.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos e registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar.
Arrangement
Ordenação cronológica dentro da série documental respectiva.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Notarial de Paredes, Notarial de Póvoa de Penela, Notarial de Soutelo; Notarial de Trevões; Cartório Notarial de Trevões; Notarial de São João da Pesqueira 1.º, 2.º e 3.º Ofícios.
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
4/2/2014 2:33:30 PM