2.º Oficio Notarial de Lumiares

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NLMR02
Title type
Controlado
Date range
1775-01-19 Date is certain to 1838-05-13 Date is certain
Dimension and support
21 liv.
Extents
21 Livros
Biography or history
O presente ofício é o segundo ofício a surgir na vila e sede de concelho de Lumiares, concelho extinto em 1836. Nesta data passa a fazer parte do concelho de São Cosmado, até à sua extinção em 24 de Outubro 1855, altura em que passou para o de Armamar. O 2º Ofício Notarial de Lumiares iniciou a sua actividade em 1775 e foi extinto em1838. Esteve entregue sucessivamente aos tabeliães: António Inácio de Figueiredo, António Pinto de Gouveia, Francisco Pinto Rebelo, Francisco Xavier Pinto da Cunha, João José da Fonseca, Joaquim José de Carvalho Castelo, José António da Veiga, José de Carvalho, José Inácio de Figueiredo, José Simões de Gouveia, Manuel Joaquim de Carvalho, Manuel José Guerra e Rafael Joaquim de Sousa.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Armamar, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Armamar e incorporada no Arquivo Distrital de Viseu, em 1940.
Scope and content
O fundo integra apenas documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Ofício Notarial de Mondim da Beira, 2.º Ofício Notarial de Lumiares, 1.º 2.º e 3.º Ofício Notarial de Armamar, Ofício Notarial de Barcos, Goujoim, Granja do Tedo, Granja Nova, São Cosmado, Sendim, Sever, Tabuaço, Fontelo e Vila Seca, Cartório Notarial de Armamar.
Creation date
12/23/2010 12:00:00 AM
Last modification
4/3/2014 10:56:31 AM