3.º Oficio Notarial de São João da Pesqueira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSJP03
Title type
Controlado
Date range
1754-04-21 Date is certain to 1909-09-02 Date is certain
Dimension and support
79 liv., 19 mç.
Extents
79 Livros
19 Maços
Biography or history
A vila de São João da Pesqueira pertenceu à comarca de Pinhel, distrito da Guarda, tendo passado ao de Viseu por decreto de 24 de outubro de 1855. (Costa, Americo - Diccionário Chorographico, vol. 10, 1948, p. 907 e seg.). Nesta vila estiveram sedeados três ofícios de escrivão de público judicial e notas. O 3º ofício esteve entregue aos tabeliães: António Bernardo da Silva, António Manuel dos Reis, José de Abrunhosa, António José de Magalhães, Manuel José de Sousa, António José Rebelo, António Moura de Almeida Seco, Manuel de Moura Almeida Seco, António Joaquim Rebelo, João Alves Teixeira, Manuel Severino Cardoso, Manuel Joaquim Soares (Escrivão e Tabelião da comarca de S. João da Pesqueira, carta de 1844-09-06, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.22, fl.266v), Adriano de Sousa Mendes (Escrivão e Tabelião da Comarca de S. João da Pesqueira, apostilha de 1857-03-06, Registo Geral de Mercês, D. Pedro V, liv.9, fl.266), Joaquim M. Alves Gávea, Francisco de Melo Ilharco (Escrivão e Tabelião da Comarca de S. João da Pesqueira, apostilha de 1892-09-02, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 7, fl.13), Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal, Afonso Barata Freire de Lima e António Pereira de Sousa.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de São João da Pesqueira, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de São João da Pesqueira e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1989.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Notarial de Paredes, Notarial de Soutelo; Notarial de Póvoa e Penela; Notarial de Trevões; Cartório Notarial de Trevões; Notarial de São João da Pesqueira 1.º e 2.º Ofícios; Cartório Notarial de São João da Pesqueira.
Creation date
8/30/2013 3:19:51 PM
Last modification
4/3/2014 11:49:27 AM