Oficio Notarial de Póvoa de Penela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NPVP
Title type
Controlado
Date range
1731-05-14 Date is certain to 1837-12-11 Date is certain
Dimension and support
24 liv.
Extents
24 Livros
Biography or history
Póvoa de Penela subiu a freguesia na primeira metade do século XVI, tendo ficado anexa a Penela, vindo mesmo a ser vila, a quem D. Manuel concedeu foral em 15 de Dezembro de 1512, denominando-a "Póvoa de Meda de Mouros". O concelho de Póvoa de Penela foi extinto e passou a fazer parte do concelho de Trevões, até à altura em que também este se extinguiu, em 24 de Outubro de 1850. Passou para o de Penedono. À supressão deste, em 7 de Setembro de 1895, foi anexado a São João da Pesqueira, voltando para o concelho de Penedono aquando da restauração deste, em 13 de Janeiro de 1898. O ofício de tabelião esteve estregue a: Manuel Correia, Paulo da Silva, José Borges Machado, António de Abrunhosa, Bernardo Ferreira, Francisco António Vasconcelos, Manuel Rebelo, Francisco Manuel da Gama e Vasconcelos, José António Ferreira, Leonardo António Moutinho Tostado, Manuel António Lopes de Vasconcelos, José Marques, João Inãocio Carvalho, José António de Carvalho, António Xavier Moutinho, António José Ferreira Pinto e José Miguel da Cunha e Sousa.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de São João da Pesqueira, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de São João da Pesqueira e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1989.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Notarial de Paredes, Notarial de Soutelo; Notarial de Trevões; Cartório Notarial de Trevões; Notarial de São João da Pesqueira 1.º, 2.º e 3.º Ofícios; Cartório Notarial de São João da Pesqueira.
Creation date
9/2/2013 4:45:26 PM
Last modification
4/3/2014 11:18:58 AM