Oficio Notarial de Barcos

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NBRC
Title type
Controlado
Date range
1741-07-05 Date is certain to 1747-06-17 Date is certain
Dimension and support
2 liv.
Extents
2 Livros
Biography or history
O presente ofício encontrava-se sedeado na vila e sede de concelho de Barcos. Já em 1708, o Pe. Carvalho da Costa descreve Barcos como sendo vila da Coroa com 160 vizinhos (fogos) e uma Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora da Assunção. Em termos administrativos e judiciais dispunha de dois Juízes Ordinários, três vereadores, um Procurador do Concelho, Escrivão da Câmara, Juiz dos órfãos e Capitão-mor. Todas estas informações foram corroboradas pelo Reitor da Colegiada de Barcos, Pe. José Rodrigues Pereira, nas respectivas Memórias Paroquias de 1758. O concelho de Barcos foi extinto em duas etapas, primeiro em 1 de Outubro de 1844 e só definitivamente em 24 de Outubro de 1855, a favor de Tabuaço.

O Ofício Notarial de Barcos iniciou a sua actividade em 1741 e foi extinto em 1747. Esteve entregue sucessivamente aos tabeliães: José Rodrigues da Silva e Manuel de Gouveia Teixeira.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Armamar, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Armamar e incorporada no Arquivo Distrital de Viseu, em 1940.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Ofício Notarial de Mondim da Beira, 1.º e 2.º Ofício Notarial de Lumiares, 1.º, 2.º e 3.º Ofício Notarial de Armamar, Ofício Notarial de Goujoim, Granja do Tedo, Granja Nova, São Cosmado, Sendim, Sever, Tabuaço, Fontelo e Vila Seca, Cartório Notarial de Armamar.
Creation date
9/12/2013 2:53:43 PM
Last modification
4/2/2014 2:55:53 PM