1.º Oficio Notarial de Tarouca

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTRC01
Title type
Controlado
Date range
1625-07-24 Date is certain to 1833-12-04 Date is certain
Dimension and support
25 liv.
Extents
25 Livros
Biography or history
Tarouca, vila antiquíssima, foi fundada em tempos dos Mouros. É cabeça de concelho. (Memórias paroquiais, vol. 36, nº 21, p. 103 e 104). Tarouca teve uma preponderância fora do comum ao longo da Idade Média com relevo nos alvores da fundação da nacionalidade. Nesse período Tarouca foi cabeça de um distrito que atingia os rios Paiva e Távora, absorvendo, após o século XI, as Terras de Caria. O concelho de Tarouca foi sede de um julgado com juiz ordinário e, por alvará de 27 de Fevereiro de 1801, foi elevado a distrito de Vara Branca, com jurisdição no crime, no cível e órfãos, em vários dos concelhos vizinhos, estatuto que conservou até 1834. Extinto em 1896, o concelho de Tarouca foi restaurado em 13 de Janeiro de 1898. Aqui, estiveram sedeados, durante vários séculos, pelo menos três ofícios de tabeliães. O 1.º Oficio Notarial de Tarouca esteve entregue aos tabeliães José Alves, Manuel Cabral, Manuel Cardoso Monteiro, Gabriel de Sequeira Monteiro, António Gomes Pereira, João Cardoso, Manuel Guedes, Manuel Barbosa Ferreira, Pedro António de Miranda, Manuel Lopes Gonçalves, Lourenço de Carvalho Saraiva e Alexandre de Azevedo e Sousa.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram os Cartórios Notariais de Tarouca e Lamego, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tarouca, incorporada no Arquivo Distrital de Viseu em 1937 e 1953 e do Cartório Notarial de Lamego, incorporada no Arquivo Distrital de Viseu em 1954.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de Lalim, Oficio Notarial de Ribelas, 2.º Oficio Notarial de Tarouca, 3.º Oficio Notarial de Tarouca e Cartório Notarial de Tarouca.
Creation date
9/25/2013 12:26:16 PM
Last modification
4/3/2014 12:12:48 PM