4.º Ofício Notarial de Caria

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NCAR04
Title type
Controlado
Date range
1828-10-30 Date is certain to 1875-02-28 Date is certain
Dimension and support
22 liv.
Extents
22 Livros
Biography or history
Em 1758, Caria é vila, cabeça de concelho, da comarca de Lamego. Dividia a administração do concelho com a Rua e tinha quatro tabeliães. (Memórias paroquiais, vol. 9, nº 134, p. 873 a 878). Em 24 de Outubro de 1855 o concelho foi extinto e Caria passou para o concelho de Sernancelhe, sendo anexo ao de Moimenta da Beira por Decreto de 21 de Maio de 1896. O 4º ofício esteve entregue ao tabelião José Maria de Andrade.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Sernancelhe, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Sernancelhe e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1979.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas e reconhecimentos de letra e assinatura; e à sub-série reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Ofício Notarial de Caria, 2.º Ofício Notarial de Caria, 3.º Ofício Notarial de Caria, Ofício Notarial de Ferreirim de Fonte Arcada, 1.º Ofício Notarial de Fonte Arcada, 2.º Ofício Notarial de Fonte Arcada, 3.º Ofício Notarial de Fonte Arcada, Ofício Notarial de Vila da Ponte, 1.º Ofício Notarial de Sernancelhe, 2.º Ofício Notarial de Sernancelhe, 3.º Ofício Notarial de Sernancelhe, Cartório Notarial de Sernancelhe.
Creation date
10/31/2013 12:45:51 PM
Last modification
4/2/2014 2:57:03 PM