3.º Ofício Notarial de Sernancelhe

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSRN03
Title type
Controlado
Date range
1826-09-18 Date is certain to 1889-07-31 Date is certain
Dimension and support
20 liv.
Extents
20 Livros
Biography or history
Sernancelhe, concelho fundado antes da nacionalidade portuguesa, conhece a primeira descrição no ano de 960, através de um testamento em que D. Flâmula manda vender os seus castelos de Riba Douro e Sernancelhe. Em finais do século X, o castelo de Sernancelhe é tomado por Almansor e reconquistado pelos cristãos quando em 1055 o rei Leonês Fernando I expulsa os mouros da região. A 26 de Outubro de 1124 é atribuído o primeiro foral a Sernancelhe, que viria a ser confirmado por D. Afonso II no ano de 1220. Em 1514 D. Manuel deu novo foral ao concelho, sem que tenha introduzido alterações importantes. No entanto, Sernancelhe conheceu ao longo da sua história várias alterações administrativas que modificaram por completo a organização do município. Em 1896 Sernancelhe, já formado como concelho chega a perder, por dois meses, a sua autonomia como concelho. Seria, no entanto, o ano em que Sernancelhe viria a formar-se tal como hoje o conhecemos. Aqui, estiveram sedeados, pelo menos três ofícios de tabeliães. O 3º ofício esteve entregue aos seguintes tabeliães: António Joaquim de Almeida (Escrivão do Juízo Ordinário do julgado Sernancelhe, na comarca de Moimenta da Beira, carta de 1840-11-14, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.13, fl.166v-167), João Ferreira Pinto, Francisco Araújo de Almeida (escrivão do concelho de Sernancelhe, provimento de 1868-02-10 - 1868-02-10, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 18, f. 218v) e Bernardino Vaz Henriques.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Sernancelhe, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Sernancelhe e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1979.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas e reconhecimentos de letra e assinatura; e à sub-série reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
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Creation date
11/1/2013 12:45:39 PM
Last modification
4/3/2014 12:08:47 PM