Oficio Notarial de Canas de Sabugosa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NCNS
Title type
Controlado
Date range
1733-12-26 Date is certain to 1837-10-22 Date is certain
Dimension and support
71 liv.
Extents
71 Livros
Biography or history
Canas de Sabugosa foi vila e sede de concelho, com uma única freguesia, até 1836. Pertenceu ao antigo concelho de S. Miguel do Outeiro, extinto pelo decreto de 24 de outubro de 1855, passando, por esse mesmo decreto, a fazer parte do concelho de Tondela. Tem escrivão do público (Costa, Americo-DiciconárioChorographico, vol. IV, 1934, p. 561 e seg.). Designa-se Canas de Santa Maria desde 1966. O Ofício Notarial de Canas de Sabugosa esteve entregue aos seguintes tabeliães: Manuel Correia, Francisco João de Bastos, Manuel de Figueiredo, Pedro Henriques Soares, José Dinis Simões e José Pedro Henriques.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tondela, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São João do Monte, Oficio Notarial de Boaldeia,Oficio Notarial de Guardão, Oficio Notarial de São Miguel do Outeiro, 1.º Oficio Notarial de Tondela, 2.º Oficio Notarial de Tondela, 3.º Oficio Notarial de Tondela, 4.º Oficio Notarial de Tondela, Cartório Notarial de Castelões e Cartório Notarial de Tondela.
Creation date
1/20/2014 12:51:20 PM
Last modification
5/26/2014 3:44:52 PM