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Arquivo Distrital de Viseu
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NOT/NMRT02
2.º Ofício Notarial de Mortágua
1806-06-22/1900-03-09
001
Notas para escrituras diversas
1806-06-22/1900-03-09
004
Registo de escrituras diversas
1853-12-18/1896-01-24
005
Registo de testamentos
1853-12-16/1899-06-04
017
Reconhecimentos de letra e assinatura
1868-08-10/1893-10-10
2.º Ofício Notarial de Mortágua
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMRT02
Title type
Controlado
Date range
1806-06-22
to
1900-03-09
Dimension and support
111 liv.
Extents
111 Livros
Biography or history
Em 1758 a vila de Mortágua pertence à comarca de Viseu e é cabeça de concelho. Era sua donatária a Casa de Cadaval. (Memórias paroquiais, vol. 24, nº 223, p. 1641). O Decreto de 31 de Dezembro de 1836 aprova o primeiro código administrativo. São criados os distritos, os concelhos e as freguesias. Mortágua aparece incluída na comarca de Coimbra. Nesta vila estiveram sedeados, pelo menos, dois ofícios de tabelião. O 2º ofício esteve entregue aos tabeliães seguintes: José António Santiago, Jerónimo Ferreira Pedro, José Almeida Brandão e Sousa, Pedro Borges, José Martins Pereira (escrivão e tabelião do Juízo ordinário do Julgado de Mortágua, na Comarca de Stª Comba Dão, carta de1854-02-13 - 1854-02-13, Registo Geral de Mercês, D. Pedro V, liv.4, fl.24v), Artur de Matos, António Homem de Sá Correia, António Cardoso de Almeida, Bernardino Henriques da Silva, José Gomes Santiago e Plácido José da Fonseca.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Mortágua, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tabuaço e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1990 e 2002.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, registo de escrituras diversas, registo de testamentos, reconhecimento de letra e assinatura e à subsérie Reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Cartório Notarial de Mortágua e 1.º Ofício Notarial de Mortágua.
Creation date
1/28/2014 12:39:29 PM
Last modification
4/3/2014 11:09:13 AM
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