1.º Ofício Notarial de Moimenta da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMBR01
Title type
Controlado
Date range
1720-10-21 Date is certain to 1910-12-31 Date is certain
Dimension and support
75 liv.; 1 mç.
Extents
75 Livros
1 Maços
Biography or history
Conquanto vila cabeça de concelho, não é das mais importantes. No entanto, em Moimenta da Beira estiveram sedeados, pelo menos, três ofícios de tabelião. O 1º ofício esteve entregue aos tabeliães seguintes: Francisco da Costa, João da Rocha, Dâmaso Pereira, José de Sousa Rebelo, Francisco Xavier de Almeida (carta de propriedade de ofício de 1747-03-16, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, liv. 35, f.402v), António da Silva, Caetano de Gouveia Bravo, Domingos da Silva, Francisco José de Sobral de Almeida, Rafael Joaquim de Sousa, José de Lemos, José António de Sousa e Almeida, José António de Lemos Gaio, José Rebelo de Almeida, Miguel António de Almeida, Luís António Ferreira, José António Anacleto, José Bernardo Teixeira, Francisco Guedes Pinto, António Pinto de Deserto, António Cordeiro Cunha Almeida, José Guedes Pinto, Manuel António Ramos Machado, Luís Lopes, Manuel Pinto Baptista, António Joaquim de Mesquita, Manuel Teixeira, Manuel Bernardo Lapa, José Vieira da Costa, Francisco António Ilharco (escrivão e tabelião da comarca de Moimenta da Beira, carta de 1846-02-19, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.27, fl.194v-195), José Freire Mergulhão Bandeira, António Joaquim de Almeida, Leonardo José de Barros, Francisco Maria Regalo, Bento de Morais Sarmento, Francisco de Assis de Carvalho, Bernardino dos Santos (escrivão e tabelião do Juízo de Direito da comarca de Moimenta da Beira, carta de 1879-03-27, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 34, f. 59), João Ribeiro de Melo Júnior, Bernardo António Cardoso de Bastos, Eduardo Artur Maia Mendes (escrivão e tabelião do Juízo de Direito da comarca de Moimenta da Beira, carta de 1886-11-08, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 40, f. 267) e Clemente José Lamas (transferido de escrivão e tabelião do Juízo da Comarca de Alijó para idêntico Ofício vago, na Comarca de Moimenta da Beira, apostila de 1892-06-26, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 6, fl.7).
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Moimenta da Beira, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Moimenta da Beira e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1990 e 1994.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, protesto de títulos de crédito, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, sinais, reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Cartório Notarial de Moimenta da Beira, 2.º Ofício Notarial de Moimenta da Beira, 3.º Ofício Notarial de Moimenta da Beira.
Creation date
1/31/2014 10:09:36 AM
Last modification
4/3/2014 10:58:41 AM