Cartório Notarial de Campo de Besteiros

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNCPB
Title type
Controlado
Date range
1923-01-16 Date is certain to 1933-02-24 Date is certain
Dimension and support
100 liv.
Extents
100 Livros
Biography or history
Campo de Besteiros integrou, até 1836, o município de Besteiros, entretanto extinto, dando lugar ao de Tondela. Em 4 de fevereiro de 1929 foi elevada à categoria de vila. O Decreto n.º 8373 de 18 setembro 1922 estabelece três lugares de notário na comarca de Tondela, dois na sede e um em Campo de Besteiros. Este cartório dá continuidade ao Cartório Notarial de Castelões. No Cartório Notarial de Campo de Besteiros exerceram funções os seguintes notários: Mário Gomes da Silva, Américo Augusto da Cruz, Horácio Pais Laranjeira, Hermenegildo Albertino de Sousa e Manuel Correia de Carvalho.
Custodial history
Documentos do cartório Notarial de Campo de Besteiros. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tondela, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966 e 1986.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, inventário e registo da apresentação dos protestos.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
Ordenação cronológica dentro da série documental respectiva.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Cartório Notarial de Castelões, Oficio Notarial de Mouraz, Oficio notarial de Canas de Sabugosa, Oficio Notarial de Boaldeia, Oficio Notarial de Guardão, Oficio Notarial de Mouraz, Oficio Notarial de São João do Monte, Oficio Notarial de São Miguel do Outeiro, 1.º Oficio Notarial de Tondela, 2.º Oficio Notarial de Tondela, 3.º Oficio Notarial de Tondela, 4.º Oficio Notarial de Tondela e Cartóeio Notarial de Tondela.
Creation date
3/25/2014 4:35:50 PM
Last modification
4/2/2014 12:19:56 PM