3.º Ofício Notarial de Oliveira de Frades

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NOFR03
Title type
Controlado
Date range
1856-04-05 Date is certain to 1933-11-10 Date is certain
Dimension and support
354 liv., 229 mç.
Extents
229 Maços
354 Livros
Biography or history
Em 1169, Afonso Henriques faz doação aos frades de Santa Cruz do Couto de Oliveira de Frades. O concelho foi criado em 1834, para ser extinto em 1836, e restaurado a 7 de outubro de 1837. Foi ali criado um julgado municipal, por decreto de 10 de março de 1887, extinto pelo decreto de 7 de setembro de 1895 (Costa, Americo - Diciconário Chorographico, vol. VIII, 1943, p. 75 e seg.). Na antiga vila de Oliveira de Frades estavam sedeados três ofícios de tabeliães. O 3.º Ofício Notarial de Oliveira de Frades esteve entregue aos seguintes tabeliães: Francisco Feliciano Quaresma (Escrivão e Tabelião do Juízo ordinário do Julgado de Oliveira de Frades, na Comarca de Vouzela, carta de 1860-01-05, Registo Geral de Mercês, D. Pedro V, liv.19, fl.22), Alberto Aureliano Álvares Quaresma, José António Lopes Ferreira e Sancho Ribeiro da Fonseca Rito.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Oliveira de Frades, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Oliveira de Frades e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1947.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, documentos respeitantes aos livros de notas, sinais, índices de sinais e reconhecimentos de letra e assinatura e às subséries notas para escrituras até 300$00, sinais de tabeliães e reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Cartório Notarial de Oliveira de Frades, 2.º Oficio Notarial de Oliveira de Frades e Cartório Notarial de Oliveira de Frades.
Creation date
3/31/2014 12:38:42 PM
Last modification
4/3/2014 2:33:08 PM