2.º Oficio Notarial de Tondela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTND02
Title type
Controlado
Date range
1713-10-16 Date is certain to 1917-07-11 Date is certain
Dimension and support
206 liv.
Extents
206 Livros
Biography or history
Em 1732, a vila de Tondela é uma das terras do concelho de Besteiros. (Memórias paroquiais, vol. 43, nº 440, p. 323 a 326), de cuja sede era o lugar de Molelos. Devido a circunstâncias várias, acentuou-se o progresso de Tondela em relação às outras terras vizinhas, pelo que aparece então como vila e depois como sede de concelho, embora existisse ainda o de Besteiros. Posteriormente surge a designação de Tondela e Besteiros, mais tarde, pelas reformas de Passos Manuel, denominado simplesmente Tondela, com sede na vila do mesmo nome (Costa, Americo-Diciconário Chorographico, vol. XI, 1948, p. 721 e seg.). Na vila de Tondela estiveram sedeados, pelo menos, quatro ofícios notariais. O 2.º Ofício Notarial de Tondela esteve entregue aos seguintes tabeliães: Pedro Geraldes Ribeiro, Paulino Dias, Mateus de Carvalho, Matias Teixeira de Mendonça (Escrivão, carta de 1742-09-07, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, liv. 33, f.148), Diogo da Fonseca, Manuel da Costa, Bernardo António Fernandes Alvares, Luís Ferreira Coelho, Pedro Alvares de Loureiro, José de Pina Cabral, Inácio dos Reis Pinheiro, António Ferreira de Carvalho, José Caetano dos Reis e Silva (escrivão dante o Juízo de Direito de 1ª instância da comarca de Tondela, carta de 1834-05-21, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.1, fl.44v-45, Carlos Augusto Maldonado (escrivão e Tabelião do Juízo de Direito da Comarca de Tondela, carta de ofício de 1863-02-19, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 6, f. 9v), José Gonçalves Simões, Augusto de Oliveira Cardoso Fonseca, José Joaquim dos Santos Leite, Herminio Augusto Pimenta, Eduardo Duarte, Henrique Coelho da Mota (Escrivão e Tabelião do Juízo de Direito da Comarca de Tondela, Nomeação de 1895-11-21, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 12, fl.9) e Amadeu Brás.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tondela, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966 e 1986.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, autos de aprovação de testamentos cerrados, inventário, registo da apresentação dos protestos, reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie Reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São João do Monte, Oficio Notarial de Boaldeia, Oficio Notarial de Guardão, Oficio Notarial de São Miguel do Outeiro, oficio Notarial de Mouraz, 1.º Oficio Notarial de Tondela, 3.º Oficio Notarial de Tondela, 4.º Oficio Notarial de Tondela, Cartório Notarial de Castelões e Cartório Notarial de Tondela.
Creation date
4/10/2014 12:29:16 PM
Last modification
4/28/2014 2:22:07 PM