4.º Oficio Notarial de Tondela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTND04
Title type
Controlado
Date range
1776-07-18 Date is certain to 1913-01-08 Date is certain
Dimension and support
71 liv.
Extents
71 Livros
Biography or history
Em 1732, a vila de Tondela é uma das terras do concelho de Besteiros. (Memórias paroquiais, vol. 43, nº 440, p. 323 a 326), de cuja sede era o lugar de Molelos. Devido a circunstâncias várias, acentuou-se o progresso de Tondela em relação às outras terras vizinhas, pelo que aparece então como vila e depois como sede de concelho, embora existisse ainda o de Besteiros. Posteriormente surge a designação de Tondela e Besteiros, mais tarde, pelas reformas de Passos Manuel, denominado simplesmente Tondela, com sede na vila do mesmo nome (Costa, Americo - DiciconárioChorographico, vol. XI, 1948, p. 721 e seg.). Na vila de Tondela estiveram sedeados, pelo menos, quatro ofícios notariais. O 4.º Ofício Notarial de Tondela esteve entregue aos seguintes tabeliães: António Dias Manuel, José Pereira Cabral, António Viegas de Matos, Serafim António Teixeira, José Cardoso Figueira (Escrivão do Juízo de Direito de 1ª instância da comarca de Tondela, carta de 1834-07-16, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.2, fl.81v-82), José Joaquim dos Santos Leite, José de Almeida Pinto Gonçalves, Hermínio Augusto Pimenta, Celestino Augusto Pimenta e Amadeu Ferraz de Carvalho.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tondela, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966 e 1986.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, autos de aprovação de testamentos cerrados, inventário e reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
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Creation date
5/7/2014 5:04:37 PM
Last modification
5/26/2014 4:56:09 PM