2.º Ofício Notarial de Vouzela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NVZL02
Title type
Controlado
Date range
1711-04-09 Date is certain to 1927-07-19 Date is certain
Dimension and support
308 liv.; 13 mç.
Extents
308 Livros
13 Maços
Biography or history
As primeiras referências à povoação remontam à segunda metade do século XI. Em 1732 já é esta vila cabeça de concelho (Memórias paroquiais, vol. 43, nº 517, p. 757 a 762). Na vila de Vouzela estiveram sedeados cinco ofícios notariais. O 2.º Ofício Notarial de Vouzela esteve entregue aos seguintes tabeliães: Manuel Teixeira Teles, Francisco Dias de Carvalho, Francisco Xavier de Almeida, Manuel Vilhegas Castelo Branco, José de Almeida Xavier, Joaquim de Melo Castelo Branco, Luís Pinto de Almeida Azevedo, António Pessanha Castelo Branco, Gil Nicolau Ribeiro de Lemos, João Baptista de Sousa, Manuel Araújo Figueiredo Costa, Manuel de Almeida Azevedo, Francisco Joaquim Guedes (Escrivão e Tabelião da Comarca de Vouzela, carta de 1869-02-11, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 19, f. 228v), José Pinto de Oliveira Soares, António Simões de Paiva (Escrivão e Tabelião da Comarca de Vouzela, carta de 1888-06-19, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 51, f. 289) e Luís Soares Valgode.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Vouzela até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Vouzela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1939, 1954 e 1979.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, documentos respeitantes aos livros de notas e reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Cartório Notarial de Vouzela, 2.º Cartório Notarial de Vouzela, 1.º, 3.º, 4.º e 5.º Ofício Notarial de Vouzela, Ofício Notarial de Águas Santas, Ofício Notarial de Campia, Ofício Notarial de Fataunços, Ofício Notarial de Ansemil, Ofício Notarial de Ribeiradio, Ofício Notarial de Goja e Ofício Notarial de Banho.
Creation date
5/20/2014 9:33:08 AM
Last modification
5/28/2014 2:46:03 PM