Ofício Notarial de Ansemil

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NANS
Title type
Controlado
Date range
1661-07-02 Date is certain to 1765-08-26 Date is certain
Dimension and support
13 liv.
Extents
13 Livros
Biography or history
No século XVII, a Comenda de Ansemil, da Ordem de Malta, dominava sete coutos em terras de Lafões. A revolução de 1820 e as alterações legislativas que se lhe seguiram vêm criar um novo sistema administrativo e judicial. Administrativamente verifica-se, pelo Decreto-Lei de 6 de Novembro de 1836, o desmembramento do concelho de Lafões nos concelhos de São Pedro do Sul e Vouzela, e a extinção dos pequenos concelhos de Santa Cruz da Trapa, couto do Banho e a comenda de Ansemil. O Ofício Notarial de Ansemil esteve entregue aos seguintes tabeliães: João Rodrigues de Sequeira, João Pereira Coutinho, Lourenço Homem Rebelo e António Loureiro de Mesquita.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Vouzela até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Vouzela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1939.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Cartório Notarial de Vouzela, 2.º Cartório Notarial de Vouzela, 1.º, 2.º, 3.º 4.º e 5.º Ofício Notarial de Vouzela, Ofício Notarial de Águas Santas, Ofício Notarial de Campia, Ofício Notarial de Ribeiradio, Ofício Notarial de Fataunços, Ofício Notarial de Goja e Ofício Notarial de Banho.
Creation date
5/26/2014 3:21:35 PM
Last modification
5/28/2014 2:45:37 PM