2.º Oficio Notarial de Santa Comba Dão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSCD02
Title type
Controlado
Date range
1733-02-16 Date is certain to 1927-12-27 Date is certain
Dimension and support
203 liv., 44 mç.
Extents
203 Livros
44 Maços
Biography or history
Santa Comba Dão é povoação bastante antiga, existente já no tempo dos visigodos, então denominada Santa Comba. O primeiro foral desta vila foi dado em outubro de 1102. Foi elevada a cabeça de condado em 1210. Teve foral novo dado por D. Manuel em 12 de setembro de 1514 (Costa, Americo - Diciconário Chorographico, vol. X, 1948, p. 615 e seg.). Na vila de Santa Comba Dão estiveram sedeados, quatro ofícios notariais. O 2.º Ofício Notarial de Santa Comba Dão esteve entregue aos seguintes tabeliães: Agostinho de Lima e Andrade, José Gomes de Andrade, Teodósio de Mancelos Corte Real , António Rodrigues, José de Paiva, Simão de Sobral Henrique, Valentim de Lima e Andrade, Pedro José Pinto Ferreira, Matias Varela dos Santos, António Correia da Silva Cardoso, Manuel de Brito, Teófilo José de Moura, Manuel José da Costa, José Coelho Neves (Escrivão e Tabelião do Juízo Ordinário do julgado de S. João de Areias, comarca de Santa Comba Dão, carta de 1841-08-26, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.16, fl.129v-130), José Paulo Parente da Guerra, António Homem de Sá Correia, José António Gomes Pais, António José Correia, Albertino de Morais, António de Morais e José Caetano dos Reis e Silva.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Santa Comba Dão, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Santa Comba São e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1936 e 1996.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, registo de escrituras diversas, registo de escrituras diversas, autos de aprovação de testamentos cerrados e documentos respeitantes aos livros de notas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Oficio Notarial de Couto do Mosteiro, Oficio Notarial de Treixedo, 1.º e 2.º Oficio Notarial de São João de Areias, Oficio Notarial de Pinheiro de Ázere, 1.º, 3.º e 4.º Oficio de Santa Comba Dão e Cartório Notarial de Santa Comba Dão.
Creation date
8/13/2014 10:29:12 AM
Last modification
9/5/2014 10:49:32 AM