4.º Oficio Notarial de Mangualde

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMGL04
Title type
Controlado
Date range
1719-03-02 Date is certain to 1920-03-23 Date is certain
Dimension and support
144 liv., 66 mç.
Extents
144 Livros
66 Maços
Biography or history
O concelho de Azurara recebeu, em 1102, foral concedido pelo Conde D. Henrique, que foi regulamentado pela nova ordem de ordenamento jurídico do território nacional, através do foral atribuído por D. Manuel, em 1514. A antiga vila de Mangualde era cabeça do antigo concelho de Azurara, designação que se manteve até 1853. (Costa, Americo-Diciconário Chorographico, vol. VII, 1940, p. 990 e seg.). Nesta vila estiveram sedeados, pelo menos, quatro ofícios de tabelião. O 4º ofício esteve entregue aos tabeliães seguintes: Francisco Albuquerque Abreu, João Antunes Ramos, Onofre Ferreira de Abreu, Manuel Afonso Neto, Manuel de Almeida e Costa, Manuel Rodrigues Pessoa, José António de Sousa Novais da Fonseca e Vasconcelos, José Coelho de Carvalho Lemos, António Rodrigues Ferreira, Manuel Joaquim da Costa Montês de Bulhões, José António Cordeiro de Figueiredo, António de Albuquerque e Couto, Bento Teotónio Duarte de Almeida, Rafael Apolinário Ferreira da Silva, Arnaldo de Sacadura Freire Cabral e José de Sousa Novais da Fonseca e Vasconcelos.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Mangualde, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Mangualde e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1944.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, documentos respeitantes aos livros de notas, sinais, reconhecimentos de letra e assinatura e registo da apresentação dos protestos e às subséries sinais de particulares e reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º 2.º Oficio Notarial de Tavares, 1.º, 2.º e 3.º Oficio Notarial de Mangualde, 1.º e 2.º Cartório Notarial de Mangialde.
Creation date
10/9/2014 11:47:24 AM
Last modification
3/5/2015 2:37:57 PM