5.º Oficio Notarial de Viseu

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NVIS05
Title type
Controlado
Date range
1669-06-04 Date is certain to 1916-10-14 Date is certain
Dimension and support
259 liv.
Extents
259 Livros
Biography or history
No século XV, Viseu é doada ao Infante D. Henrique, na sequência da concessão do título de Duque de Viseu. No século XVI, em 1513, D. Manuel I renova o foral de Viseu, e assiste-se a uma expansão para actual zona central, o Rossio que, em pouco tempo, se tornaria o ponto de encontro da sociedade, e cuja primeira referência data de 1534. Na cidade de Viseu estiveram sedeados, pelo menos, cinco ofícios notariais. O 5.º Ofício Notarial de Viseu esteve entregue aos seguintes tabeliães: Luís Monteiro Osório, Manuel de Almeida, Manuel de Almeida Cardoso, José de Almeida, Manuel Leitão de Carvalho, Cipriano José de Loureiro, Miguel de Abreu Castelo Branco, Manuel da Costa Ferreira, Cipriano José de Barros de Loureiro, João de Loureiro Ferrão, José Luís de Almeida, Caetano José Soares Torres, Manuel António da Cruz, António de Mesquita de Loureiro Amaral da Veiga, Joaquim de Mesquita Cardoso, António da Costa Lemos Nápoles, António Mouta Leitão, Inácio da Silva Andrade, José de Abreu Castelo Branco (tabelião de notas da cidade de Viseu, provisão de 1823-11-28, Registo Geral de Mercês, D. João VI, liv.18, fl.15), José de Almeida Araújo Figueiredo Vasconcelos, José Guedes da Silva, Paulino José de Bastos, Manuel José Soares de Matos, Valeriano de Queirós Pinto de Ataíde e Melo, Júlio de Almeida Marques e José de Freitas Guimarães (ajudante), Eduardo Augusto Barbosa de Campos e Luís José de Almeida.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Viseu, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Viseu e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1970, 1891, 1985, 1991.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de testamentos, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, reconhecimentos de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São Pedro de France, Oficio Notarial de Povolide, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Oficio Notarial de Viseu, Oficio Notarial de Silgueiros, Cartório Notarial de Silgueiros, Cartório Notarial de Torredeita, Cartório Notarial de Ribafeita, 1.º, 2.º e 3.º Cartório Notarial de Viseu.
Creation date
7/30/2015 12:10:02 PM
Last modification
7/31/2015 3:11:12 PM