Arquivo de Lalim

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/FAM/ALL
Title type
Atribuído
Date range
1575 Date is certain to 1855-10-02 Date is certain
Dimension and support
90 doc.
Extents
0 Livros
90 Outros
Biography or history
De acordo com a titular e proprietária do acervo de documentos doados, D. Benilde Margarida de Penha Dinis Correia de Pinho:

“Meu pai, Manuel Vieira Dinis, natural de Vila Nova de Gaia, foi professor primário nas Escolas Antero de Figueiredo, em Trindade, Meixomil, Paços de Ferreira, onde residiu desde 1935, tendo falecido no ano de 2006. Em complemento à atividade docente, realizou estudos e produziu escritos sobre história, arqueologia e etnografia. No seu espólio, encontrei um conjunto de manuscritos relacionados com Lalim (Lamego).

Os trabalhos que elaborou sobre o conteúdo destes manuscritos revelam a forma como a eles teve acesso. Assim, em Memórias do Antigo Município de Lalim (1963) – 2º Prémio (História) da Casa da Beira Alta –, refere “… aquele baú esquecido num desvão de prédio que fora morada dos Melos

Freires e Pitas Osórios …”.

Também M. Gonçalves da Costa, da Academia Portuguesa de História, na obra Lutas liberais e miguelistas em Lamego: documentos inéditos (1975: p.42), em nota de fim de página, declara “… é porque me sirvo dos documentos originais da casa de Lalim, cuidadosamente guardados por José de Melo, dentro dum baú encoirado …” (ver também p.205).

Noutro trabalho, Lição na Eira, apresentado nos Jogos Florais da Escola Preparatória João de Lemos, no Peso da Régua, com o pseudónimo Morgado das Eirinhas, meu pai diz o seguinte “Há anos fui a Lalim em busca de uma pedra de armas para outra historiar.”.

José de Melo (Freire Pita Osório) faleceu em março de 1864 com 70 anos de idade, assistindo à morte dos seus oito filhos e, três anos antes, à de sua mulher. Portanto, esta documentação, recolhida por meu pai em meados dos anos 50, com autorização do Padre Francisco de Mondim, permanecia naquele baú há cerca de 90 anos. Suponho que, mais tarde, M. Gonçalves da Costa terá levado para Lisboa o que restava do conteúdo do referido baú.

Em 24 de junho de 2015, entreguei os manuscritos na posse de meu pai ao Arquivo Distrital de Viseu.

Esta entrega abrange 79 manuscritos, entre os quais 41 cartas (1826-1827), a maioria dirigida ao Coronel José de Melo, Comandante das Milícias de Lamego, durante as lutas liberais, pelas tropas afetas ao rei D. Miguel.

A restante documentação, que vai do século XVI ao século XIX, contém cartas de venda, testamentos, etc. e muita da qual prende-se com a vida familiar de José de Melo. Há ainda a destacar o Livro de termos, autos … da Câmara de Lalim de 1749, bem como a designação para membro do Santo Ofício de Tomé Teixeira Cabral no ano de 1717.”
Acquisition information
Documentação doada ao Arquivo Distrital de Viseu em 24 de junho de 2015, pela Sr.ª D. Benilde Margarida de Penha Dinis Correia de Pinho.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às secções constituição da família, gestão patrimonial, gestão financeira e documentos individuais, às subsecções administração de propriedades, transação de propriedades, contabilidade, dividas e documentos de função pública e às séries provas genealógicas, autos, sentenças e processos judiciais, certidões de missas, declarações de emprazamento, declarações de posse de propriedades, cartas de compra e venda, certidões de escrituras de dote, contratos de transferência de propriedade, declarações de doação, declarações de dote, testamentos, pagamentos de rendas, recibos, declarações de quitação de dívida, alvarás, correspondência, diplomas, nomeações, pareceres, procurações, róis e termos e autos.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Creation date
12/10/2015 3:59:45 PM
Last modification
1/13/2016 5:53:16 PM