Capela do Salvador do Mundo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/DIO/CSM
Title type
Atribuído
Date range
1717 Date is certain to 1722 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
A Capela de S. Salvador do Mundo faz parte dum conjunto de nove pequenas ermidas que se erguem ao longo do monte, remontando as mais antigas ao século XVI. Estas ermidas estão harmonizadas desde a base até ao cume do Ermo, e são espécie de estações da via-dolorosa, evocando passos de Jesus em Jerusalém a caminho do Calvário. Este conjunto culmina no monte da Fraga, a 711 metros de altitude.

Localizada a três quilómetros de São João da Pesqueira, num dos mais belos miradouros que integra o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira. Situa-se na margem esquerda do rio Douro em plena Região Demarcada do Douro, área classificada como Património Cultural da Humanidade, permitindo uma panorâmica única sobre o rio Douro, a Barragem da Valeira e a paisagem envolvente.
Custodial history
Livro adquirido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas à Livraria Castro e Silva em abril de 2011 e entregue ao Arquivo Distrital de Viseu em 2017.
Acquisition information
Compra
Scope and content
Constituído por um tombo das fazendas pertencente à Capela. De 28x21 cm, tem 95 fólios numerados de 1 a 95, antecedidos de um fólio com a anterior transcrição e 2 fólios de guarda, encontrando-se o primeiro destes fólios manuscrito com notas apócrifas. A encadernação é da época, em pergaminho flexível (palimpsesto do anterior tombo), com aba, atilho e rótulo de papel branco cobre a capa anterior, em tinta debotada “Tombo do Castello”. O códice foi escrito a uma só mão, em caligrafia regular e legível, com fecho do documento no fólio 79, apresentando várias assinaturas e a data final de 1722.
Arrangement
Documento único
Other finding aid
Catálogo
Creation date
7/27/2017 12:38:04 PM
Last modification
7/27/2017 1:44:48 PM