Cine Clube de Viseu

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/ASS/CCVIS
Title type
Controlado
Date range
1955-11-25 Date is certain to 2005 Date is certain
Dimension and support
11 cx. (444 doc.)
Biography or history
O Cine Clube de Viseu (CCV) foi fundado em 1955 mas, 4 anos depois, interrompeu a sua atividade, resultado de dificuldades com a empresa proprietária do “Cine Rossio” e por constrangimentos diversos ao regime em vigor.

Em 1972, o CCV volta a ressurgir e consegue manter uma atividade regular até 1976, altura em que é alvo de tentativas de ingerência e controlo partidário. Resultado disso, novo interregno, desta vez curto, e em 1978 deu-se um novo impulso embora se mantivesse ainda sem instalações próprias, situação que se veio a alterar em 1983, quando conseguiu uma sede, embora partilhada com outras associações.

A Secção de Fotografia inicia o seu funcionamento em 1984.

No segundo semestre de 1985, o CCV, agora com uma sede autónoma no Centro Histórico de Viseu, instala a sua biblioteca e arquivo e o laboratório de fotografia, e potencia o Auditório da Casa-Museu de Almeida Moreira.

Em Outubro de 1989, é inaugurado o Auditório Mirita Casimiro, no qual o CCV assume a responsabilidade pela programação de cinema.

Entretanto, fruto da sua constante projeção cultural, o CCV cria a Secção de Vídeo.

Em 1997, foi reconhecida ao CCV o estatuto de utilidade pública “pelo mérito cultural desenvolvido ao longo da sua história” em prol do cinema e da cultura da cidade.
Custodial history
Documentação entregue ao Arquivo Distrital de Viseu por contrato de depósito de 27 de julho de 2007.
Acquisition information
Depósito.
Scope and content
Constituído por documentos relativos à atividade decorrente das iniciativas do CCV e da colaboração com diversas entidades nacionais, públicas e privadas, e estrangeiras. O Fundo integra documentação relativa à Direção do CCV, sua organização e atividade (correspondência, realização de Assembleias Gerais, comunicados de imprensa e informações aos sócios, apresentação de programas e orçamentos dos diversos corpos gerentes eleitos). Na parte relativa às atividades do CCV, pode ser consultada documentação relativa a sessões e ciclos de cinema e eventos, colóquios e exposições, bem como os "Boletim do CCV" e "Argumento". Criada a Secção de Fotografia, dela podem ser consultados documentos diversos, nomeadamente os relativos à inscrição de sócios, aos Concursos Nacionais de Fotografia, à correspondência recebida e expedida bem como das exposições organizadas pela Secção. Finalmente, da Seção de Vídeo existem documentos relativos a cursos de vídeo e de projeção.
Arrangement
Ordenação cronológica, dentro da série documental respetiva.
Other finding aid
Inventário
Creation date
2/25/2019 3:05:12 PM
Last modification
4/28/2020 4:53:51 PM