Available services

Emprazamento

Description level
Item Item
Reference code
PT/ADVIS/COL/PERG/000077
Title type
original
Date range
1594-09-04 Date is certain to 1594-09-04 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (440 x 350mm)
Extents
1 Folhas
Scope and content
Emprazamento em três vidas que faz o Cabido de Viseu a Isabel de Amaral, filha de João Madeira, de uma casa e quintal na Rua das Olarias, na parte que fora de Álvaro Pais, filho falecido do mesmo João Madeira, pelo foro de 350 reis às terças do ano e 2 capões por São Martinho. Del.: da casa - por detrás com casas de Helena Madeira de que foram desmembradas, do norte com casas de Jorge Rebelo e, de outra parte, com pátio e corredor; do chão, ao nascente da casa - para a banda de Santa Cristina com chão e olival que foi de João Coelho de Farminhão, da outra parte com chão de Helena Madeira de inde foi desmembrado, por baixo entesta com pinhal de Manuel [de Mesquita e filhos] que ficaram de Amadis Tavares e Antónia de Cáceres e, pela banda de cima, entestam com caminho que vai para São Miguel (em traslado da nota).- Feita na casa da livraria que está sobre os claustros da Sé.- Testemunhas: Gaspar Fernandes porteiro a António Rodrigues soliciatador.- Assinatura: Joam Pinto Pr.a, Xpo.vão de Mesq.ta, Ant.o de Campos, Andre Leytão, Jorge Henriques, Ant.o d'Almeida d'Abreu, Fr.co d'Amaral, Jacome da Fonseca.

No verso: Prazo de humas casas nas Olarias e o seu quintal feito a Isabel Madr.a - pada 359 rs. , cap. 2 - 1583 - Prazo de humas casas e quintal feito a Isabel no anno de 1583.
Physical location
n.º 50
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Razoável
Notes
1 - Declara-se que é um traslado de nota original por na data, que se não menciona, do contrato, se não ter tirado cópia para nenhuma das partes.

2 - Faz-se menção de uma procuração passada por Isabel de Amaral ao cónego Francisco de Amaral, em 24 de Dezembro de 1583, feita por Manuel de Mesquita tabelião, e que teve por testemunhas Pedro Álvares sapateiro que assinou e Manuel Fernandes sapateiro e que foi lançado na nota pelo cónego Manuel da Fonseca, escrivão, [na data do emprazamento].
Creation date
3/4/2010 12:00:00 AM
Last modification
11/26/2012 12:10:08 PM