Música e Liturgia

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/ADVIS/COL/MUSLIT
Title type
Atribuído
Date range
1001 Date is uncertain to 1864-02-26 Date is certain
Dimension and support
55 liv., 62 doc.
Extents
55 Livros
62 Outros
Biography or history
O Cabido da Sé constitui uma corporação ou comunidade de eclesiásticos que tinha por principal incumbência aconselhar o bispo no governo da diocese. Porém, devido à frequente ausência do bispo, todos os assuntos de administração ordinária se encontravam nas mãos do Cabido, que constituía um órgão colegial sem interrupção de continuidade.

O Cabido tinha, também, por incumbência cantar diariamente a missa. Tinha refeitório, dormitório e claustro comum.

Em 1202 são instituídas as dignidades da Sé de Viseu: deão, chantre e tesoureiro, sendo responsável pelo Cabido, Pero Vicente.

Em 1561 o bispo D. Gonçalo Pinheiro reformou os estatutos inovando o que lhe pareceu conveniente. Neles dispõe acerca de todas as decisões passíveis de serem tomadas no âmbito do Cabido e das obrigações de cada uma das dignidades: cónegos, meios cónegos e capelães. Além do deão e destas dignidades, o Cabido era constituído por tesoureiro, chantre, capelães da cura da Sé, coreiros, moços do coro, porteiro, prioste e contadores.
Geographic name
Viseu
Custodial history
Os livros foram incorporados no Arquivo aquando da sua criação, em 1932. Os fragmentos musicais serviam de capas de livros, respeitantes à administração e às várias atividades desenvolvidas no antigo Cabido de Viseu, e terão sido incorporados no Arquivo, na mesma altura.
Acquisition information
Incorporação.
Scope and content
Coleção constituída por 55 livros: 33 livros de música manuscrita e 13 de música impressa e, 8 livros de liturgia, sendo 1 manuscrito e 7 impressos.

Esta coleção contém 4 livros de Estêvão Lopes Morago (1570-1630). Nascido em Vallecas, perto de Madrid, Estebán Lopez veio ainda criança para Portugal onde passou toda a vida. Estudou música em Évora onde foi menino de coro e onde fez toda a sua formação, no Colégio dos Jesuítas. Foi mestre de capela da Sé de Viseu de 1599 a 1628.

A coleção é também composta por um conjunto de fragmentos de pergaminho, com notação musical, que serviram de capas de livros do Fundo do Cabido da Sé de Viseu.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Access restrictions
Comunicável
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos.
Language of the material
Latim, manuscritos e impressos
Other finding aid
Guia e inventário
Creation date
11/15/2006 12:00:00 AM
Last modification
12/11/2012 1:51:56 PM
Record not reviewed.