Cabido da Sé de Viseu

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/DIO/CVIS
Title type
Atribuído
Date range
1341-08-28 Date is certain to 1918-02-05 Date is certain
Dimension and support
36 m (879 liv.; 60 cx.)
Extents
60 Caixas
879 Livros
Biography or history
O Cabido da Sé constitui uma coorporação ou comunidade de eclesiásticos que tinha por principal incumbência aconselhar o bispo no governo da diocese. Porém, devido à frequente ausência do bispo, todos os assuntos de administração ordinária se encontravam nas mãos do Cabido, que constituía um órgão colegial sem interrupção de continuidade.

O Cabido tinha, também, por incumbência cantar diariamente a missa. Os cónegos deviam ser de bons costumes e filhos legítimos. Não podia haver, simultaneamente, mais de três parentes de primeiro e segundo grau. Tinha refeitório, dormitório e claustro comum.

Todas as "dignidades cabidais" possuíam benefícios anexos às respectivas prebendas, o que não sucedia com muitos cónegos que se sustentavam praticamente dos emolumentos recebidos pelas horas ou ofício divino a que chamavam "pitanças".

Em 1202 são instituídas as dignidades da Sé de Viseu: deão, chantre e tesoureiro, sendo responsável pelo Cabido, Pero Vicente.

Em 1561 o bispo D. Gonçalo Pinheiro reformou os estatutos inovando o que lhe pareceu conveniente. Neles se refere a instituição das dignidades, juramento dos estatutos e novos providos. Estatui as residências, dia de mesada, de romarias, de missas e de pitanças. Dispõe acerca de todas as decisões passíveis de serem tomadas no âmbito do Cabido e das obrigações de cada uma das dignidades: cónegos, meios cónegos e capelães. Além do deão e destas dignidades, o Cabido era constituído por tesoureiro, chantre, capelães da cura da Sé, coreiros, moços do coro, porteiro, prioste e contadores.
Custodial history
Documentação entrada no Arquivo aquando da sua criação, em 1932
Scope and content
Constituído por documentação respeitante á administração e actividade em geral
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Comunicável
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia, inventário e catálogo
Creation date
3/2/2010 12:00:00 AM
Last modification
12/4/2013 4:51:58 PM