Casa de Souto de El-Rei

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/FAM/CSDR
Title type
original
Date range
1571 Date is certain to 1950 Date is certain
Dimension and support
16 liv.
Extents
16 Livros
Biography or history
Em Madões existia um souto, propriedade real, o qual D. Teresa deixou por legado, para se manterem os pobres. Domingos Feirol, rico homem de El-Rei D. Afonso Henriques, e sua mulher Dona Belida, instituíram ali um morgado. A toponímia antiga perdeu-se, passando o lugar a designar-se Souto de El-Rei.

Em 1470, por emprazamento de D. Afonso V, com obrigação de dar duas cargas de lenha cada dia aos Capuchos de Lamego, foram senhores de Souto d' El-Rei Rui Lopes de Carvalho e mulher Branca Lourenço, dona da Rainha D. Isabel.

Do dito Rui Lopes de Carvalho e sua mulher procedeu Pedro Rodrigues de Carvalho que casou com Isabel Nunes e deles foram filhos Manuel de Carvalho a quem El-Rei D. João III faz novo emprazamento do dito prazo com o foro de 2150 para o possuir na mesma forma que o possuíra os ditos seus pais.

D. José I, por carta de 17 de Maio de 1774, criou o título de visconde, a favor de Francisco de Almada e Mendonça, senhor de Souto de El-Rei.

A partir do antigo Souto de El-Rei, a que se antepôs o elemento Vila, foi instituído no século XVIII o topónimo da freguesia de Vila Nova de Souto de El-Rei, do concelho de Lamego.
Custodial history
Adquirido em leilão pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, em Março de 2005 e entregues a este Arquivo em Janeiro de 2007.
Acquisition information
Compra
Scope and content
Constituído por livros de títulos de propriedade e registos de pagamentos e rendimentos. Contém ainda três livros de inventários que deveriam estar na Casa de Souto de El-Rei embora esta não seja a entidade produtora.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo
Creation date
6/3/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/29/2012 5:18:24 PM