Juiz de Fora de Lafões

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/JUD/JFLAF
Title type
original
Date range
1770-03-02 Date is certain to 1835-09-18 Date is certain
Dimension and support
37 liv.
Extents
37 Livros
Biography or history
As Ordenações Filipinas estabeleciam que em cada concelho fosse o vereador mais velho, denominado juiz ordinário, a exercer a função judicial, conhecendo em primeira instância todos os factos ocorridos na área do concelho. Por vezes, o rei nomeava um juiz de fora. Este tinha as mesmas funções do juiz ordinário, com excepção da alçada que era superior e da prerrogativa de presidir à câmara do concelho onde exercia funções .

No que toca à jurisdição cível tinha alçada, sem apelação nem agravo, até mil réis nos bens móveis e quatrocentos réis nos bens de raiz, mas, somente em lugares com mais de duzentos vizinhos. Em todos os outros, onde a população fosse inferior a este número, a sua jurisdição ia apenas até seiscentos réis nos bens móveis, mantendo-se contudo a mesma alçada para os bens de raiz. Quanto à jurisdição crime, julgava os feitos das injúrias verbais, da almotaçaria e de furto de escravos, sem apelação nem agravo. No que respeita aos dois primeiros, a alçada ia até seis mil réis e quanto ao furto de escravos a quantia era de quatrocentos réis. Mas, a lei conferia-lhe outros poderes na parte criminal. De facto, para que "nos lugares e seus termos (...) se não façam malefícios nem malfeitorias" tinha como obrigação tirar as devassas e receber todas as querelas e denúncias ocorridas na área da sua jurisdição, às quais tinha que dar uma pronúncia e proceder à respectiva apelação para o tribunal de comarca onde exercia funções de corregedor.

Este quadro judicial é alterado com a revolução liberal de 1820.
Custodial history
Incorporado com o Fundo Judicial de Oliveira de Frades
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por livros de autos de querelas, distribuição cível, distribuição de escrituras, protocolo de audiências, róis de culpados, sentenças crimes e sumários de querelas
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Comunicável
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia e inventário
Related material
Judicial de Oliveira de Frades
Creation date
3/12/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/30/2012 9:28:40 AM