Juiz de Fora do Concelho de Lamego

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/JUD/JFLMG
Title type
original
Date range
1779-07-09 Date is certain to 1855-12-10 Date is certain
Dimension and support
8 liv.
Extents
8 Livros
Biography or history
Lamego, cidade antiquíssima, teve, nos alvores da reconquista cristã, D. Afonso Henriques como impulsionador duma nova era para o município e para a igreja lamecense. Não teve, no entanto, foral antigo, facto que não impediu que esta cidade gozasse das liberdades e isenções, justificadas pelos usos e costumes que, na Idade Média, tinham força de lei.

Viveu, durante os primeiros séculos da nacionalidade, uma época próspera, de desenvolvimento económico e de respeito pelas liberdades municipais.

Com a subida de D. João I ao trono, nos finais do século XIV, e devido às suas muitas doações em proveito de famílias poderosas que o ajudaram a assegurar o poder, a cidade viu o termo reduzido, a indústria e o comércio aniquilados com impostos e as liberdades municipais entravadas.

Neste reinado verificou-se, ainda, a nomeação de juiz de fora sob pretexto de corrigir abusos do foro judicial.

Em 3 de Julho de 1514 recebe foral com D. Manuel I e vê reduzidos alguns dos pesados impostos a que as populações estavam sujeitas.

Lamego era cabeça de comarca, estando a administração do município e da justiça de primeira e segunda instância a cargo dos seguintes magistrados e funcionários: um corregedor servido por três escrivães, um provedor com dois escrivães, um juiz de fora com sete escrivães, vereadores, procurador do concelho, almotacé, escrivão da câmara, juiz dos órfãos com escrivão e louvado, dois inquiridores e contadores, sete escrivães do judicial e notas e distribuidor.

No século XIX vê a sua área alargada, com a extinção sucessiva dos vários concelhos vizinhos.
Custodial history
Foi incorporado no ADV juntamente com a documentação do Cartório Notarial de Lamego.
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por um livro de protocolo de audiências, três livros de autos de querelas, dois livros de sumários de querelas e um livro de relatórios de culpados.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Access restrictions
Comunicável
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia e inventário
Creation date
3/12/2009 12:00:00 AM
Last modification
10/23/2017 10:13:21 AM