Convento de Barrô

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/MON/CVBAR
Title type
original
Date range
1546-10-27 Date is certain to 1825-05-18 Date is certain
Dimension and support
63 liv.; 984 doc.
Extents
63 Livros
Biography or history
O Convento de Barrô situa-se no local do mesmo nome que pertenceu ao concelho de S. Martinho de Mouros. Extinto este, em 1855, passou a fazer parte do concelho de Resende.

O Convento foi fundado sob a invocação de Jesus - Maria - José, por Mariana da Madre de Deus, aproveitando a casa e quinta de seus pais, Lopo Monteiro e Maria Cardoso. De família nobre e rica, recolheu ao convento e com ela algumas donzelas, para quem Mariana era um exemplo de virtudes.

Em 1671 era instaurado o Santíssimo Sacramento na igreja do Convento de Barrô e em 1678 é instituída a clausura, sob a regra de S. Francisco, ficando o convento sujeito à autoridade do bispo de Lamego.

Foi sua primeira abadessa a Madre Isabel Baptista, do Convento das Chagas de Lamego, irmã do bispo de Lamego, D. António Teles de Menezes.

D. Mariana, que viria a ser abadessa, faleceu com fama de santa, a 1 de Janeiro de 1693. Foi sepultada em túmulo embutido na parede da igreja do Convento, por baixo do coro das freiras, já demolido.

Como o Convento não tinha padroeiro viria, por autorização régia e pontifícia, a unir-se ao Convento das Chagas de Lamego, do mesmo Instituto de Santa Clara.

Em 1834, com a extinção das instituições religiosas, o imóvel de Barrô, então pertença do convento das Chagas, foi confiscado pelo Estado e vendido em hasta pública. Reconstruído, foi durante alguns anos adaptado a colégio para meninas.
Custodial history
Livros entrados no Arquivo aquando da sua criação, em 1932
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por documentação relativa a regulamentos e constituições, órgãos dirigentes, comunidade, contencioso canónico, património e administração patrimonial
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia, inventário e catálogo
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
11/30/2012 2:22:32 PM