Convento de Nossa Senhora da Purificação de Moimenta da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/MON/CVMBR
Title type
original
Date range
1501-03-26 Date is certain to 1866-08-21 Date is certain
Dimension and support
16 liv.; 328 doc.
Extents
16 Livros
Biography or history
A fundação do Convento de Nossa Senhora da Purificação de Moimenta da Beira, o célebre Convento beneditino de monjas, teve o seu início em princípios do século XVI.

Foi edificado nas casas onde nasceu o seu fundador, o Dr. Fernando Mergulhão, que viria a obter breve do Papa Clemente VIII, em 1594. Em 17 de Junho de 1596, de harmonia com as cláusulas do referido breve papal, D. António Teles de Meneses, bispo de Lamego, pedia ao bispo de Coimbra que as três irmãs do fundador fôssem transferidas do Convento Beneditino de Semide, diocese de Coimbra, para o Convento de Nossa Senhora da Purificação. Seriam as primeiras monjas do Convento e uma delas a sua primeira abadessa perpétua.

O Convento foi dotado com bens do fundador que lhe rendiam por ano 200 mil réis e 700 medidas de trigo e centeio. O convento cresceu em número de religiosas e de rendimentos atingindo, no século XVII, avultados rendimentos.

Em 1650 tinha três lanços de dormitório, com quarenta celas todas ocupadas.

A vida do Convento decorria silenciosa e mística e ali surgiram algumas monjas que foram veneradas como santas. As abadessas, eleitas pela comunidade de três em três anos, iam prolongando o ideal e o espírito da primeira abadessa, D. Isabel Mergulhão, que faleceu em 14 de Novembro de 1604.

O bispo de Lamego mandou encerrar este convento, em 1812. Os seus rendimentos foram anexados ao Convento das Chagas de Lamego para onde passaram as freiras ainda existentes.
Custodial history
Documentação entrada no Arquivo aquando da sua criação, em 1932
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Constituído por documentação relativa a órgãos dirigentes, comunidade, património, administração patrimonial e obras e inventários
Arrangement
Ordenação cronológica, por série
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia, inventário e catálogo
Creation date
3/3/2010 12:00:00 AM
Last modification
11/30/2012 2:25:54 PM