Cartório Notarial de Vila Nova de Paiva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNVNP
Title type
Formal
Date range
1899-10-10 Date is certain to 1948-11-16 Date is certain
Dimension and support
203 liv.; 99 mç.
Extents
99 Maços
203 Livros
Biography or history
Em 1514, Fráguas recebe carta de foral de D. Manuel, constituindo a sede do concelho onde se inclui Barrelas. Por decreto de 2 de março de 1883, referendado pelo Ministro do Reino, Tomás Ribeiro, o topónimo de Barrelas é substituído pelo de Vila Nova de Paiva, e a povoação assim determinada sede do concelho de Fráguas. Decreto de 7 de Setembro de 1895 suprimia este concelho, repartindo as suas freguesias pelos de Castro Daire e Sátão. Por decreto de 13 de janeiro de 1898 o concelho foi restaurado, e passa a denominar-se Vila Nova de Paiva. Por Decreto de 30 de agosto de 1900, publicado em 6 de setembro de 1902, é criado o mapa do número e sedes dos lugares de notário em cada uma das comarcas. Aquele diploma estabelece dois lugares de notário na comarca de Sátão, um na sede de comarca e outro em Vila Nova de Paiva. Atualmnete pertence à comarca de Moimenta da Beira. No Cartório Notarial de Vila Nova de Paiva exerceram funções os seguintes notários: Luís de Figueiredo Rolo, Adolfo de Sá Cardoso, Arnaldo Monteiro de Frias, Alexandre de Carvalho Araújo, Armando de Figueiredo de Pina Cabral, João da Cruz Marques Silva Martins, Armindo Ferreira, José Ribeiro de Carvalho e Silva, José Miguel Baptista e Maria de Lurdes Pinto Teixeira Neves.
Custodial history
Documentos na posse do Cartório Notarial de Vila Nova de Paiva, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Vila Nova de Paiva e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1979 e 1999.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de testamentos, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, depósito de testamentos cerrados, autos de abertura de testamentos cerrados, documentos respeitantes aos livros de notas, e inventário.
Arrangement
Ordenação cronológica dentro da série documental respectiva.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Creation date
3/13/2009 12:00:00 AM
Last modification
4/2/2014 2:42:40 PM