2.º Oficio Notarial de Mondim da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMDB02
Title type
Controlado
Date range
1811-03-22 Date is certain to 1900-01-04 Date is certain
Dimension and support
52 liv.
Extents
52 Livros
Biography or history
O presente ofício é o segundo a surgir na vila e sede de concelho de Mondim da Beira, concelho extinto por decreto de 26 de Julho de 1896. Nesta data e até 1898, passa a fazer parte do concelho de Armamar, altura em que foi anexo ao de Tarouca. Na Reforma Judiciária aprovada pelos Decretos de 29 de novembro de 1836 e 13 de janeiro de 1837, o concelho de Mondim da Beira pertencia à comarca de Moimenta da Beira. No Decreto publicado no Diário do Governo de 4 de novembro de 1899, Mondim da Beira pertence à comarca de Armamar, como freguesia do concelho de Tarouca. O 2º Ofício Notarial de Mondim da Beira iniciou a sua actividade em 1811 e foi extinto em1900.O ofício esteve entregue sucessivamente aos tabeliães: António José Pereira, Bruno Pereira de Matos, Custódio José Gomes, Domingos José Pereira, Francisco António Coelho de Andrade, Francisco António da Conceição, Francisco Ribeiro dos Santos Teixeira, Francisco Xavier Pereira Figueiredo, Jerónimo Ferreira de Sousa Gama, José Ribeiro Machado Cardoso, José Tavares Coelho de Azevedo, Lino Augusto dos Santos, Rodrigo de Oliveira Leite e Rodrigo Pinto de Almeida.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Armamar, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Armamar e incorporada no Arquivo Distrital de Viseu, em 1940.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escritura diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Ofício Notarial de Mondim da Beira, 1.º e 2.º Ofício Notarial de Lumiares, 1.º 2.º e 3.º Ofício Notarial de Armamar, Ofício Notarial de Barcos, Goujoim, Granja do Tedo, Granja Nova, São Cosmado, Sendim, Sever, Tabuaço, Fontelo e Vila Seca, Cartório Notarial de Armamar.
Creation date
12/23/2010 12:00:00 AM
Last modification
4/3/2014 11:02:36 AM