1.º Oficio Notarial de Mões

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMOE01
Title type
Controlado
Date range
1709-04-26 Date is certain to 1855-08-19 Date is certain
Dimension and support
28 liv.
Extents
28 Livros
Biography or history
Mões foi vila e sede de concelho, até 24 de Outubro de 1855. O 1.º ofício esteve entregue sucessivamente aos seguintes tabeliães: António de Abreu, António Pinto Peixoto de Vasconcelos, Jerónimo Rodrigues, Joaquim Mendes de Almeida, José Bento Teixeira Lebre Cabral, José de Lemos Almeida e Costa, José Domingos da Silva e Sá, José Marques Crisóstomo de Sul e Paiva, José Marques Pessoa, José Pinto Teixeira Lebre e Cabral, José Simões, Luís Correia de Paiva, Macário Duarte de Sousa, Manuel de Figueiredo, Manuel Francisco Pereira, Manuel José de Lacerda e Ricardo José das Neves.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Castro Daire, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Castro Daire e incorporada no Arquivo Distrital de Viseu, em 1938.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º e 2.º Oficio Notarial de Fráguas, 1.º, 2.º e 3.º Oficio Notarial de Mões, 1.º, 2.º e 3.º oficio Notarial de Parada, 1.º e 2.º Oficio Notarial de Vila Cova à Coelheira, Oficio Notarial de Alhais, Alva, Cabril, Ermida, Gafanhão, Gosende, Moção, Pendilhe, Reriz e Ribolhos e Cartório Notarial de Castro Daire.
Creation date
9/13/2013 2:34:32 PM
Last modification
4/3/2014 11:03:19 AM