6.º Oficio Notarial de Lamego

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NLMG06
Title type
Controlado
Date range
1846-07-20 Date is certain to 1896-01-18 Date is certain
Dimension and support
77 liv.
Extents
77 Livros
Biography or history
Cidade antiquíssima, foi reconquistada definitivamente em 1057. Foi em Lamego que teriam decorrido as Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. É sede de diocese, a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito. Na cidade e sede de concelho de Lamego, em 1758, estavam sedeados sete ofícios de tabeliães (Memórias paroquiais, vol. 19, nº 42, p. 318). O 6º ofício esteve entregue aos tabeliães António Correia da Rocha e Meneses e António Correia da Rocha e Meneses Júnior.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Lamego, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Lamego e incorporada no Arquivo Distrital de Viseu, em 1954.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries: notas para escrituras diversas, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas e autos de aprovação de testamentos cerrados.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de Britiande, Oficio Notarial de Cambres, Oficio Notarial de Medelo, Oficio Notarial de Penajóia, Oficio Notarial de Sande, Oficio Notarial de Tarouca, Oficio Notarial de Ucanha, Oficio Notarial de Valdigem, Oficio Notarial Várzea da Serra e Oficio Notarial de Vila Nova de Souto d’El Rei e 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 7.º Oficio Notarial de Lamego
Creation date
9/26/2013 10:41:02 AM
Last modification
11/15/2013 3:00:28 PM