1.º Ofício Notarial de Sernancelhe

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NSRN01
Title type
Controlado
Date range
1776-09-04 Date is certain to 1838-03-05 Date is certain
Dimension and support
14 liv.
Extents
14 Livros
Biography or history
Sernancelhe, concelho fundado antes da nacionalidade portuguesa, conhece a primeira descrição no ano de 960, através de um testamento em que D. Flâmula manda vender os seus castelos de Riba Douro e Sernancelhe. Em finais do século X, o castelo de Sernancelhe é tomado por Almansor e reconquistado pelos cristãos quando em 1055 o rei Leonês Fernando I expulsa os mouros da região. A 26 de Outubro de 1124 é atribuído o primeiro foral a Sernancelhe, que viria a ser confirmado por D. Afonso II no ano de 1220. Em 1514 D. Manuel deu novo foral ao concelho, sem que tenha introduzido alterações importantes. No entanto, Sernancelhe conheceu ao longo da sua história várias alterações administrativas que modificaram por completo a organização do município. Em 1896 Sernancelhe, já formado como concelho chega a perder, por dois meses, a sua autonomia como concelho. Seria, no entanto, o ano em que Sernancelhe viria a formar-se tal como hoje o conhecemos. Aqui, estiveram sedeados, pelo menos três ofícios de tabeliães. O 1º ofício esteve entregue aos seguintes tabeliães: João António de Campos Cordeiro, Luís José da Costa Henriques e José Joaquim Júnior da Silveira.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Sernancelhe, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Sernancelhe e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1979.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
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Creation date
10/31/2013 5:43:41 PM
Last modification
4/3/2014 12:08:05 PM