2.º oficio Notarial de Tarouca

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTRC02
Title type
Controlado
Date range
1701-09-28 Date is certain to 1928-03-20 Date is certain
Dimension and support
162 liv., 74 mç.
Extents
162 Livros
74 Maços
Biography or history
Tarouca, vila antiquíssima, foi fundada em tempos dos Mouros. É cabeça de concelho. (Memórias paroquiais, vol. 36, nº 21, p. 103 e 104). Tarouca teve uma preponderância fora do comum ao longo da Idade Média com relevo nos alvores da fundação da nacionalidade. Nesse período Tarouca foi cabeça de um distrito que atingia os rios Paiva e Távora, absorvendo, após o século XI, as Terras de Caria. O concelho de Tarouca foi sede de um julgado com juiz ordinário e, por alvará de 27 de Fevereiro de 1801, foi elevado a distrito de Vara Branca, com jurisdição no crime, no cível e órfãos, em vários dos concelhos vizinhos, estatuto que conservou até 1834. Extinto em 1896, o concelho de Tarouca foi restaurado em 13 de Janeiro de 1898. Aqui, estiveram sedeados, durante vários séculos, pelo menos três ofícios de tabeliães. O 2.º Oficio Notarial de Tarouca esteve entregue aos tabeliães Tomás da Silva Cabral, António da Fonseca Teixeira, Luís Ferreira de Morais, Francisco Caetano de Magalhães, Manuel Soeiro de Gouveia, Manuel da Costa Nogueira, Manuel Teixeira Varela, José dos Santos Leal, José Pereira, Manuel Lopes Gonçalves, António Pacheco Mendonça, Manuel Alves Pereira e Silva, Diogo José da Silva, Leonardo Correia, Joaquim António de Lemos, José António da Fonseca, Afonso Leopoldino de Campos e Adriano Cardoso da Costa (Tabelião de Notas do concelho de Tarouca, carta de 1899-12-23, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 13, fl.108).
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tarouca, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tarouca e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1937 e 1953.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas e documentos respeitantes aos livros de notas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de Lalim, Oificio Notarial de Ribelas, 1.º Oficio Notarial de Tarouca, 3.º Oficio Notarial de Tarouca e Cartório Notarial de Tarouca.
Creation date
11/8/2013 12:27:58 PM
Last modification
4/3/2014 12:13:05 PM