1.º Ofício Notarial de Mortágua

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMRT01
Title type
Controlado
Date range
1789-04-19 Date is certain to 1875-11-01 Date is certain
Dimension and support
45 liv.
Extents
45 Livros
Biography or history
Em 1758 a vila de Mortágua pertence à comarca de Viseu e é cabeça de concelho. Era sua donatária a Casa de Cadaval. (Memórias paroquiais, vol. 24, nº 223, p. 1641). O Decreto de 31 de Dezembro de 1836 aprova o primeiro código administrativo. São criados os distritos, os concelhos e as freguesias. Mortágua aparece incluída na comarca de Coimbra. Nesta vila estiveram sedeados, pelo menos, dois ofícios de tabelião. O 1º ofício esteve entregue aos tabeliães seguintes: Jerónimo Joaquim da Cunha, Pedro José Lopes, Fernando José de Oliveira, João Gualberto Gomes Lourenço, José Paulo Parente, José Rodrigues Fortuna (ofício de escrivão, carta de 1849-05-08, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.32, fl. 44v-45v), Manuel Ferreira de Oliveira, José António da Cunha, Tomás José da Cunha de Aquino Carvalho Torres, António Pereira Lobo. Domingos José Gonçalves da Costa, António João Fernandes, Francisco António de Santiago, Pedro José da Costa (confirmação de ofício de 1787-10-19, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.22, f. 226), Manuel António de Oliveira, José Fernandes de Carvalho Santos, Albano de Morais Lobo, Manuel José da Fonseca (confirmação de propriedade de ofício de 1782-04, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.12, f. 357), José Joaquim de Lima e José Poderoso.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Mortágua, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Mortágua e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1990 e 2002.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Cartório Notarial de Mortágua e 2.º Ofício Notarial de Mortágua.
Creation date
1/28/2014 10:54:25 AM
Last modification
4/3/2014 11:06:07 AM