Oficio Notarial de Guardão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NGRD
Title type
Controlado
Date range
1759-06-20 Date is certain to 1838-02-15 Date is certain
Dimension and support
25 liv.
Extents
25 Livros
Biography or history
Esta povoação foi vila e sede de concelho, extinto em 1836, com a reforma administrativa de Passos Manuel, quando passou a integrar o concelho de Tondela. O Ofício Notarial de Guardão esteve entregue aos seguintes tabeliães: Manuel da Costa, José Fernandes, José Lopes, Domingos Luís de Morais (Carta de Propriedade de Ofício de 1759-05-17, Registo Geral de Mercês de D. José I, liv. 11, f. 231), António Gomes de Figueiredo, José da Costa Mascarenhas, José Pereira de Figueiredo, António Maria Pereira de Figueiredo, José Inácio Pinto da Gama e João Inácio Pinto da Gama.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tondela, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa à série notas para escrituras diversas.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Oficio Notarial de São João do Monte, Oficio Notarial de Canas de Sabugosa, Oficio Notarial de Boaldeia, Oficio Notarial de Mouraz, Oficio Notarial de São Miguel do Outeiro, 1.º Oficio Notarial de Tondela, 2.º Oficio Notarial de Tondela, 3.º Oficio Notarial de Tondela, 4.º Oficio Notarial de Tondela, Cartório Notarial de Castelões e Cartório Notarial de Tondela.
Creation date
2/5/2014 12:47:08 PM
Last modification
5/26/2014 3:48:47 PM