3.º Oficio Notarial de Moimenta da Beira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NMBR03
Title type
Controlado
Date range
1838-07-29 Date is certain to 1919-02-17 Date is certain
Dimension and support
154 liv.; 26 mç.
Extents
154 Livros
26 Maços
Biography or history
Conquanto vila cabeça de concelho, não é das mais importantes. No entanto, em Moimenta da Beira estiveram sedeados, pelo menos, três ofícios de tabelião. O 3º ofício esteve entregue aos tabeliães seguintes: José Félix de Carvalho, José Joaquim de Gouveia Malquenão, José Alvarenga Correia Martins (escrivão e tabelião do Juízo de Direito da comarca de Moimenta da Beira, de 1860-03-12, Registo Geral de Mercês, D. Pedro V, liv.17, fl.164), Miguel José Teixeira Mascarenhas, Severino Sabino dos Santos, Manuel António da Silva Barradas (nomeação de Contador e Distribuidor do Juízo de Direito da Comarca de Moimenta da Beira, apostila de 1864-06-09, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 8, f. 243v), Abílio Maria de Almeida Coutinho (escrivão e tabelião do Juízo de Direito da comarca de Moimenta da Beira, carta de 1872-06-21, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 20, f. 282v), António Veiga Cunha Reis, Clemente José Lamas (Transferido de escrivão e tabelião do Juízo da Comarca de Alijó para idêntico Ofício vago, na Comarca de Moimenta da Beira, apostila de 1892-06-26, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 6, fl.7), Francisco Lopes Henriques Soares e Júlio Augusto Ferreira.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Moimenta da Beira, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Moimenta da Beira e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1990.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de titulos de crédito, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, autos de aprovação de testamentos cerrados, documentos respeitantes aos livros de notas e reconhecimento de letra e assinatura e à subsérie reconhecimentos de letra e assinatura em certidões de missa.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Cartório Notarial de Moimenta da Beira, 2.º Ofício Notarial de Moimenta da Beira, 2.º Ofício Notarial de Leomil, 2.º Oficio Notarial de Sernancelhe, 1.º Oficio Notarial de Caria, Notarial de Arcos, Oficio Notarial de Passô, Oficio Notarial de Pera e Peva, Oficio Notarial de Sever, Oficio Notarial de Castelo e 1.º Oficio Notarial de Leomil.
Creation date
2/21/2014 11:13:15 AM
Last modification
4/3/2014 11:01:53 AM