1.º Oficio Notarial de Tondela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/NTND01
Title type
Controlado
Date range
1689-06-09 Date is certain to 1932-12-29 Date is certain
Dimension and support
249 liv., 30 mç.
Extents
249 Livros
30 Maços
Biography or history
Em 1732, a vila de Tondela é uma das terras do concelho de Besteiros. (Memórias paroquiais, vol. 43, nº 440, p. 323 a 326), de cuja sede era o lugar de Molelos.Devido a circunstâncias várias, acentuou-se o progresso de Tondela em relação às outras terras vizinhas, pelo que aparece então como vila e depois como sede de concelho, embora existisse ainda o de Besteiros. Posteriormente surgea designação de Tondela e Besteiros, mais tarde, pelas reformas de Passos Manuel, denominado simplesmente Tondela, com sede na vila do mesmo nome (Costa, Americo - DiciconárioChorographico, vol. XI, 1948, p. 721 e seg.). Na vila de Tondela estiveram sedeados, pelo menos, quatro ofícios notariais. O 1.º Ofício Notarial de Tondela esteve entregue aos seguintes tabeliães: Aleixo Soares da Nova, Manuel Pereira, Francisco de Almeida Coelho, Leandro Ribeiro Soares, Feliz de Almeida Coelho, Luís Ferreira Coelho, Francisco de Loureiro da Veiga, Francisco Ferreira Coelho, António Pires Coentro (Ofício de Escrivão do Público da Vila de Tondela, alvará de 1794-01-17, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.21, f. 125v), José Cardoso Figueira (Escrivão do Juízo de Direito de 1ª instância da comarca de Tondela, carta de 1834-07-16, Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv.2, fl.81v-82), José António de Sousa Rodrigues, Carlos Augusto Maldonado (escrivão e Tabelião do Juízo de Direito da Comarca de Tondela, carta de ofício de 1863-02-19, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 6, f. 9v), Francisco Xavier Boto Machado, Caetano Cardoso Figueira (Ofício de escrivão e tabelião do Juízo de Direito da comarca de Tondela, carta de 1869-01-13, Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 19, f. 217), Herminio Augusto Pimenta, Bernardino Cardoso Figueira, Henrique Coelho da Mota (Escrivão e Tabelião do Juízo de Direito da Comarca de Tondela, Nomeação de 1895-11-21, Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 12, fl.9), António Figueiredo Ferreira, José do Amaral Couto, Raúl Correia Horta e Vale, Albano Pinto da Cunha Ferreira, Gelásio Rodrigues Ramos, José Maldonado Horta do Vale, João Barreiros, Hermenegildo Albertino de Sousa, Amândio Guerra Bordalo e António Caetano Figueira.
Custodial history
Documentos transmitidos entre titulares do ofício. Após a sua extinção integraram o Cartório Notarial de Tondela, até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Tondela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1966 e 1986.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados e inventário.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não estão previstos ingressos adicionais.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo aquilo que se presume ter sido a organização original dos documentos no arquivo do ofício. A reconstituição de tal “ordem” foi efetuada pela ordenação cronológica crescente dos documentos, dentro da série documental respetiva e segundo a sucessão do tabelião dentro do ofício de que era titular.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
Cartório Notarial de Castelões, Oficio Notarial de Mouraz, Oficio notarial de Canas de Sabugosa, Oficio Notarial de Boaldeia, Oficio Notarial de Guardão, Oficio Notarial de São João do Monte, Oficio Notarial de São Miguel do Outeiro, Oficio Notarial de Campo de Besteiros, 2.º Oficio Notarial de Tondela, 3.º Oficio Notarial de Tondela, 4.º Oficio Notarial de Tondela e Cartório Notarial de Tondela.
Creation date
3/28/2014 4:53:38 PM
Last modification
5/26/2014 4:54:23 PM