2.º Cartório Notarial de Vouzela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVIS/NOT/CNVZL02
Title type
Atribuído
Date range
1915-07-14 Date is certain to 1972-05-12 Date is certain
Dimension and support
585 liv.; 418 mç.
Extents
418 Maços
585 Livros
Biography or history
Vila e sede do mesmo concelho deve, provavelmente, o nome à sua localização na confluência do rio Vouga e da ribeira de Zela. A 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões. Na reforma administrativa de 1834, o antigo concelho de Lafões foi subdividido em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul. Atualmente, o primitivo concelho de Lafões reparte-se por três concelhos: Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul. Decreto de 30 de agosto de 1902 estabelece dois lugares de notário na comarca de Vouzela, dois na sede e um em Oliveira de Frades. No 2.º Cartório Notarial de Vouzela exerceram funções os seguintes notários: Próspero Eugénio Correia, Álvaro José de Figueiredo, António Ferreira Pinto Basto de Figueiredo, José Ferreira Paixão, Jorge Manuel B. Ramalho Miranda, Ângelo César Palha Macedo Monteiro e Rui Figueiredo Jorge Branco.
Custodial history
Documentos na posse do Cartório Notarial de Vouzela até à data de incorporação no Arquivo Distrital de Viseu.
Acquisition information
Documentação proveniente do Cartório Notarial de Vouzela e incorporada no Arquivo Distrital Viseu em 1954, 1979, 1999.
Scope and content
O fundo integra documentação relativa às séries notas para escrituras diversas, notas para testamentos, protesto de títulos de crédito, registo de escrituras diversas, registo de outros instrumentos avulsos e de documentos que os interessados pretendam arquivar, registo de procurações, substabelecimentos e revogações, autos de aprovação de testamentos cerrados, depósito de testamentos cerrados, autos de abertura de testamentos cerrados, documentos respeitantes aos livros de notas, inventário, registo da apresentação dos protestos e às subséries notas para escrituras até 300$00 e notas para escrituras até 500$00.

Arrangement
Ordenação cronológica dentro da série documental respectiva.
Access restrictions
Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Related material
1.º Cartório Notarial de Vouzela, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 5.º Ofício Notarial de Vouzela, Ofício Notarial de Águas Santas, Ofício Notarial de Campia, Ofício Notarial de Fataunços, Ofício Notarial de Ansemil, Ofício Notarial de Ribeiradio, Ofício Notarial de Goja e Ofício Notarial de Banho.
Creation date
5/12/2014 5:00:32 PM
Last modification
5/28/2014 12:13:14 PM